segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Semana do Patrimônio em Icó instala Casa do Patrimônio


Programação especial será realizada entre os dias 16 e 19 de agosto e contará com a instalação da Casa do Patrimônio


O Teatro Municipal da Ribeira dos Icós será o palco da solenidade de abertura da Semana do Patrimônio em Icó, Ceará, que irá mobilizar atividades voltadas ao âmbito patrimonial entre os dias 16 e 19 de agosto próximo. 

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS).

A partir das 19h desta quarta-feira (16), a programação cultural será aberta com a apresentação da Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Icó, além da apresentação da História e Patrimônio de Icó pelo memorialista Altino Afonso Medeiros. 

As falas da Prefeitura Municipal de Icó, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Faculdade Vale do Salgado (FVS) comporão a noite de abertura, que ainda contará com a apresentação de projetos de pesquisa, extensão e ensino do curso de Bacharelado em História com ênfase em Patrimônio da UFCA em Icó.

Na quinta-feira (17), Dia Nacional do Patrimônio Cultural, durante a manhã serão realizadas oficinas de dança e teatro. Na noite, a Casa de Cultura Mariinha Graça receberá a instalação da Casa do Patrimônio de Icó, com uma solenidade com a presença da superintendente do IPHAN no Ceará, Ítala Byanca Morais da Silva, juntamente com representações do Escritório do IPHAN de Icó, Pedro Lucca Cândido, da Prefeitura Municipal de Icó, UFCA e instituições parceiras da sociedade civil. 

Durante a instalação da Casa do Patrimônio, haverá a apresentação da Banda Municipal de Música de Icó Maestro Gonçalo Farias dos Santos, apresentação de projetos de parceiros da proposta, que ainda assinarão o documento que dará início às atividades da mesma. Haverá, também, a abertura da exposição sobre o Patrimônio de Icó, realizado pelo projeto “Fotograficamente Falando”.

Será lançado, ainda, a fanpage da Casa do Patrimônio, em parceria com o curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da FVS, e o projeto “Quinta da Cacimba”, no térreo da Casa de Cultura de Icó, com a abertura feita pelo Quinteto de Sopros Ikós, seguido de apresentações de música, teatro, dança e poesia. Paralelo a esta programação, haverá, em uma sala, projeções de vídeos do canal “Icó em Fatos e Memórias”, projeto de educação patrimonial que realiza uma releitura da obra do professor e memorialista Miguel Porfírio de Lima (in memoriam). Exposições de trabalhos artesanais da Associação dos Produtores de Artesanato, Gestores Culturais e Artistas de Icó (Aproarti) também estarão presentes, juntamente com exposições individuais.

A Casa do Patrimônio é um espaço educativo para aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural. O objetivo é oferecer um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local, de articulação institucional e de promoção de ações educativas, visando fomentar e favorecer a construção do conhecimento e a participação social.

Na sexta-feira (18), as oficinas de dança e teatro ofertadas serão ofertadas, seguidas de uma programação cultural à noite na calçada do espaço cênico mais antigo do Ceará, o Teatro da Ribeira dos Icós (1860), que contará com a apresentação da quadrilha junina “Valente Nordeste”, do distrito de Lima Campos, em Icó, além de esquetes teatrais dos grupos teatrais locais. Pela manhã e tarde, a exposição sobre o Patrimônio de Icó ficará aberta para a visitação.

A Semana do Patrimônio Cultural de Icó será encerrada no sábado (19), com a programação cultural noturna na Casa de Cultura Mariinha Graça. Falas das representações que integraram a programação do evento serão seguidas de apresentações artísticas no “Sábado da Cacimba”, que integra a programação da Casa do Patrimônio. Em uma sala do sobrado haverá a segunda noite de projeções de vídeos do canal “Icó em Fatos e Memórias”.

A programação visa debater e ocupar os equipamentos culturais que integram o tombamento nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), valorizando a Cultura local e proporcionando a ampliação de espaços que visem reforçar o sentimento de pertencimento e identidade à população icoense.
Enviar

Deixe seu comentário: