Pular para o conteúdo principal

Polícia de SP vai investigar morte de cão embarcado em voo errado da Gol Cachorro deveria ser levado para Mato Grosso, mas foi enviado por engano para o Ceará

  Polícia Civil de São Paulo vai investigar as circunstâncias da morte do cão Joca, que embarcou para o destino errado devido a uma falha operacional da Gol. O   cachorro da raça Golden Retriever   foi levado ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para Sino (MT), onde encontraria com o tutor, porém foi parar em Fortaleza (CE). Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela Delegacia do Meio Ambiente, onde a mãe do tutor de Joca, Márcia Martins, prestou esclarecimento na terça-feira (23). O corpo do animal foi submetido ao exame de necropsia e o resultado deve sair em até 30 dias. De acordo com o SBT News, Joca tinha quatro anos. O tutor João Fantazzini estava se mudando para o Mato Grosso e embarcou para Sinop com o objetivo de chegar à cidade no mesmo horário que o cachorro. Ao desembarcar, ele foi informado de que o animal, que estava em uma caixa de transporte, havia sido levado para Fortaleza. No total, a viagem que deveria durar duas horas e m

Sesc Povos do Mar reúne tradições e culturas das comunidades litorâneas


Teaser Encontro Sesc Povos do Mar: https://youtu.be/2QCubFS-tq0


De 20 a 24 de agosto, rendeiras, pescadores, marisqueiras, mestres de cultura popular, cada um com suas práticas e saberes, estão reunidos na sétima edição do Encontro Sesc Povos do Mar. São mais de 170 comunidades, vindas dos 573km do litoral cearense, que se reúnem na Colônia Ecológica Sesc Iparana para a realização de vivências, rodas de conversa, oficinas e muito mais.
Com acesso gratuito a toda programação, a população é convidada a vivenciar experiências e memórias desses povos, que compartilham saberes, fazeres e manifestações artísticas, tudo proposto e construído pelas próprias comunidades. Nos cinco dias de atividades, acontecem 102 oficinas80 apresentações artísticas61 palestras41 práticas alimentares e 32 vivências (trilhas, corrida de zinga, atividades náuticas, etc.)
           
Sobre o Encontro Sesc Povos do Mar
Em sua sétima edição, o projeto pioneiro idealizado e desenvolvido pelo Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, tem como objetivo promover a visibilidade e a valorização das comunidades litorâneas, que apresentam oficinas, vivências e histórias de vida durante os cinco dias de atividades.
Durante o encontro, as comunidades, mapeadas e visitadas pela equipe da instituição no decorrer do ano, constroem atividades e propostas na Colônia Ecológica Sesc Iparana. O legado do projeto pioneiro é a construção e consolidação de uma rede social forte e que é continuada para além da programação proposta pelo Sesc. Os povos trocam experiências, unem-se em causas comuns e ganham força para defesa de suas identidades e tradições.
Ao longo da programação são realizadas atividades baseadas em cinco eixos: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Cantos, Danças e Brincadeiras; e Dragões do Mar, novidade desta edição. Cada um deles pontua aspectos ligados ao mar e aos que nele habitam.
            No eixo Sabores, Saberes e Saúde, o foco é a socialização das práticas alimentares e de medicina tradicional dos povos do mar. Como exemplo, a socialização com o público do peixe Camurupim na brasa, assado de forma tradicional. O eixo Feito à Mão reúne artesãos, ofícios e técnicas desenvolvidas pelas rendeiras, por exemplo, através de práticas e trocas de experiências entre as comunidades.
            O Meio Ambiente e Sustentabilidade é o eixo que traz experiências de ONGs, associações e de protagonistas das próprias comunidades sobre as questões do clima e da preservação ambiental, como o Turismo Cultural de Bases Comunitárias. Através dele, surgiu o Projeto Sesc Conversas Flutuantes, que integra também a programação do Encontro Sesc Povos do Mar e leva discussões e ensinamentos em vivências de barco pela foz do Rio Ceará, proporcionando ainda a revitalização da região e a ressignificação do ofício dos barqueiros.
            O eixo Cantos, Danças e Brincadeiras reúne expressões artísticas e comunitárias dos povos do mar, congregando e fomentando as brincadeiras e as culturas de tradição oral, como a dança do coco, reisados, bois e bonecos. Já o eixo Dragões do Mar desenvolve, de forma especifica e sistêmica, programações que refletem acerca da utilização do tempo livre e o aprendizado de esportes náuticos. É neste eixo que acontecem as corridas de canoa e a visita ao navio Mara Hope, naufragado na costa da capital cearense.
Ao todo, participam cerca de 300 mestres e representantes das comunidades litorâneas mais distantes, além de 100 representantes das comunidades vizinhas. A expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas participem da programação.

Destaques da Programação

Dia 21/8 (segunda-feira)

7h30 Vivência: Trilha do Pajé | Eixo Sabores, Saberes e Saúde
Identificação das plantas e ervas de uso medicinal com o Pajé Luís Caboco do Povo Tremembé - Varjota,  Itarema.
Local: Unidade

8h Vivência musical com instrumentos artesanais. | Eixo Cantos, Danças e Brincadeiras. Ministrante: Tércio Araripe - Grupo Uirapuru Orquestra de Barro  | Comunidade Moita Redonda, Cascavel.

8h Vivência Trem litoral | Eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade. Ministrante: Rusty de Castro Sá Barreto | EcoMuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba, Fortaleza. 
Percurso de reconhecimento das praias metropolitanas e suas problemáticas socioambientais, trecho saindo da Praia de Iparana até a Beira Mar de Fortaleza. 60 vagas, inscrições no local.

10h – 12h: Oficinas Criativas
Inscrições no local

17h – Apresentações culturais de Reisados, bois e cirandas

Dia 22/8 (terça-feira)

9h – Fragata Sesc Povos do Mar / Conversas Flutuantes
Atividade socioambiental realizada em oito barcos no Rio Ceará. 120 vagas, inscrições no local.

10h - Socialização de Prática Alimentar  | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Filé de peixe com purê de macaxeira. Local: Cozinha experimental da Colônia Ecológica Sesc Iparana. 25 vagas, inscrição no local. Ministrante: Raimundo do Nascimento  | Camocim.

16h - Roda de Conversa Histórias e Brincadeiras de Terreiro.  Palestrantes: Representante do Coco da Vila  | Estevão, Aracati;  Hugo, representante do coco da Majorlândia, Mestre Moisés, Representante da comunidade do Alagadiço  | Trairi, Mestre Representante da comunidade Quixaba.

17h – Apresentações artísticas dos Cocos no Terreiro da Tradição. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.

19h – 21h Oficinas Criativas. Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana.

Dia 23/8 (quarta-feira)

8h - Vivências na Sabiaguaba | Eixo: Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Serão realizadas a seguinte atividades:
Trilha da Sabiaguaba. Ministrante: Rusty de Castro -  EcoMuseu do Mangue.| Sabiaguaba, Fortaleza
Conversas Flutuantes no Rio Cocó. Ministrante: Sineide Crisóstomo | Sabiaguaba, Fortaleza.
Oficina de Replantio de mangue. Ministrante: Elismar Santos | Requenguela, Icapuí.

Sairá um ônibus do Sesc Iparana com destino a Sabiaguaba (Fortaleza), local onde ocorrerá esta vivência. Vagas: 15. Inscrição em Iparana.

15h - "Naus catarinetas" - Vivência de barco pela Beira Mar de Fortaleza
Jornada de Saveiro da Beira Mar até o Navio Mara Hope na Praia de Iracema.
Vagas: 60. Inscrições em Iparana.

15h - Socialização de Prática Alimentar | Eixo Sabores, Saberes e Saúde: Risoto de Lula. Local: Cozinha experimental. Vagas 15. Ministrante: | Acaraú

17h – Crepúsculo – Pôr do Sol na Barra do Rio Ceará ao som de sanfoneiro. Apresentação da Banda Reggae a Base (Icapuí).

Dia 24/8 (quarta-feira)
8h – Socialização de Prática Alimentar |  Eixo Sabores, Saberes e Saúde:  Mariscada do Pontal do Maceió. Local: Cozinha Experimental. Vagas: 25. Ministrante: Harileide Monteiro

9h Cine Debate Terreiro Cultural  |  Mininstrante: Ana Vylela. Amontada

9h – 11h Oficinas Criativas

Dia inteiro - Feira "Onde há rede, há renda": espaço para a exposição, comercialização e troca dos produtos e artesanatos tradicionais confeccionados pelas comunidades costeiras.

Noite - Camurupim assado |  Eixo Saberes, Sabores e Saúde  |  Trairi: será assado 1 peixe camurupim em cada dia do VII Encontro Sesc Povos do Mar e servido aos/as participantes.  

SERVIÇO
VII Encontro Sesc Povos do Mar
Local: Colônia Ecológica Sesc Iparana (Colônia Ecológica Sesc Iparana (Av. José de Alencar, 150 - Caucaia)
Período: 20 a 24/8
Horário: 8h às 12h e 13h às 21h

Inscreva-se e adquira seu kit promocional no link: http://sistemas.sesc-ce.com.br/POVOSDOMAR/
Programação completa no site: www.sesc-ce.com.br

Informações: (85) 3318.4918 ou 0800 275 5250.

:::Gratuito:::

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.