Pular para o conteúdo principal

Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras

  Acessibilidade: 75º Salão de Abril promove visita guiada com intérprete de Libras Mostra que reúne 38 obras de arte recebe alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza Assim como a pluralidade das obras marca da 75ª edição do Salão de Abril, o público que visita a mostra também é plural e, por isso, a acessibilidade se faz necessária. Para receber alunos surdos da Escola Bilíngue de Fortaleza,  nesta sexta-feira (26) , o evento cultural preparou uma visitação completa com intérprete em Libras. Além disso, o Salão de Abril oferece elevadores para o público com deficiência ou com mobilidade reduzida. Desde a abertura da exposição, centenas de idosos visitaram a exposição. Foi a primeira vez, por exemplo, que dona Francisca Nunes, de 79 anos, conheceu obras de arte de perto. “Estou encantada em poder conhecer arte feita por gente daqui”, vibrou a aposentada. A edição 2024 do Salão de Abril reúne obras de 38 artistas nordestinos. Ancestralidade, crítica social e afetuosidade são estampa

Sobral Gráfica e Editora mostra que é possível trabalhar com recursos do meio ambiente sem agredi-lo



Reciclagem, uso de papel certificado e reuso de água são algumas das ações que fazem parte dos valores da empresa

Parece impossível associar gráfica a cuidados com o meio ambiente. Porém, a Sobral Gráfica e Editora tem administrado bem tal relação. Com ações internas e externas, a empresa pretende não só se perpetuar, mas fazer a sua parte em relação a natureza.

Para reduzir os impactos que uma gráfica pode causar (por trabalhar com tintas, solventes, álcool, metais, papéis, água etc), a empresa possui uma lista de itens que cumpre para evitar o impacto ambiental. O primeiro, claro, é o papel utilizado. “Nós só trabalhamos com papel proveniente de reflorestamento, com certificação. Não usamos uma folha sequer sem saber a sua origem”, explica Fernando Hélio Brito, diretor comercial da Sobral Gráfica.

O empresário explica que esse papel vem de lavouras de pinhos e eucaliptos, as árvores utilizadas no Brasil para esse fim. As empresa plantam, produzem o papel, replantam e mantém o ciclo. Geralmente aproveitando áreas já desmatadas para outros fins, essas plantações também ajudam no combate ao aquecimento global e geram milhares de empregos.

Outro cuidado que a Sobral Gráfica e Editora tem é com o uso de produtos químicos, principalmente nas chapas, matrizes de qualquer trabalho. Para o processo de impressão, a empresa trabalha com produtos ecológicos. A característica também está presente nos vernizes.

No campo do reaproveitamento, a gráfica encaminha para reciclagem as aparas de papel e as chapas de alumínio (matrizes), que são transformadas em panelas por uma empresa terceirizada. Já a água também recebe uma atenção especial. Por meio de um sistema desenvolvido pela própria empresa, 100% da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado é reaproveitada pelas impressoras offset.

“As águas que saem dos aparelhos são canalizadas para um tambor, que as distribuem entre as geladeiras das impressoras”, explica Brito. O sistema foi finalista da 13ª edição do Prêmio Fiec com a indicação na categoria Desempenho Ambiental, na modalidade “Reuso de água - empresa de pequeno porte”.

Para o diretor da Sobral Gráfica, tais cuidados só são bem-sucedidos por conta do engajamento dos funcionários. Além da rotina, eles ainda se envolvem com as campanhas promovidas pela empresa, levando  para casa a ideia, como a de economia de água. Para ajudar na conscientização, a empresa criou adesivos com frases e dicas como “Escovar os dentes preserva a sua higiene. Com menos água, preserva o planeta” e “Vale cantar no banho. Só não pode escorregar com o tempo no chuveiro”.

“Nós somos uma indústria de serviços, que pega o papel e transforma em mídia impressa. É um clichê falar que o papel agride o meio ambiente, mas quem quer trabalhar com essa matéria-prima de forma correta, consegue. E está nos nossos valores não agredir a natureza, porque é ela que torna possível a nossa existência e perpetuação no mercado”, completa o diretor comercial.

Sobral Gráfica e Editora

Há mais de 20 anos no mercado, a Sobral Gráfica e Editora visa produzir impressos com excelência, satisfazendo e fidelizando clientes e parceiros. Fundada em 1994 em Sobral (CE) pelo casal Hélio Brito de Sousa e Norma Silvia Linhares Martins Brito, a empresa baseia-se no princípio de que a qualidade faz a diferença. Em 2010, abriu sua primeira filial, em Fortaleza (CE), e, três anos depois, inaugurou sua segunda em Teresina (PI).

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.