quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Agenda de eventos - Cinema, teatro e diálogo compõem programação especial do CCBNB para o mês de prevenção ao suicídio

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2015 foram registradas 788 mil mortes por suicídio, dado que classifica o ato de se suicidar a segunda maior causa de morte em 2015. Desde 2014 a campanha de conscientização Setembro Amarelo incentiva atividades para alertar a população a respeito da realidade do tema no Brasil e no mundo. O Centro Cultural Banco do Nordeste é parceiro na ação e promove, durante o mês de setembro, espetáculo de teatro, mostra de cinema e conversa filosófica sobre o suicídio, todos com entradas gratuitas.

A mostra de cinema Setembro Amarelo exibe ousadia ao tratar do crescimento de mortes autoprovocadas por jovens em todo o mundo, com intuito de propagar as formas de prevenção. Serão exibidos filmes, sempre aos sábados, com contextos diferenciados: O Pacto (16/9), Mar Adentro (23/9) e Miss Viollence (30/9).

A programação especial conta também com o programa Conversas Filosóficas, no dia 16, com o tema “Suicídio: quando as palavras silenciam”. A professora, mestre e doutora em Psicologia Clínica Alessandra Xavier mediará reflexão e diálogo sobre a importância de disseminar o assunto.

O espetáculo teatral “Eu Vim pra Dizer que Te Amo” é apresentado pelo Coletivo Arremate de Teatro e aborda temas sobre depressão, amor e suicídio. Quatro jovens vivem relações diferentes entrelaçadas por mal entendidos, expectativas e afetos equivocados. A apresentação promete mesclar música, diálogo e poesia na noite dos dias 21 e 22 de setembro.

O gerente executivo do CCBNB Fortaleza José Mauricio de Lima, explica o papel que o centro propõe com a causa social: “Nossa ideia é fazer uma ligação entre nossa programação cultural com os temas em discussão pela sociedade. O assunto é delicado e nos propomos a usar a arte para tratar dele”.
Serviço:
Setembro Amarelo
Mostra de Cinema Setembro Amarelo
O Pacto dia 16, 10h30
Mar Adentro dia 23, 10h30
Miss Viollence dia 30, 10h30
Conversas Filosóficas “Suicídio: Quando as palavras silenciam”
Dia 16, às 14h
Teatro “Eu Vim pra Dizer que Te Amo”
Dia 21 e 22, às 18h
Onde: Centro Cultural do Banco do Nordeste (rua Conde dEu, 560 – Centro)
Informações: (85) 3209-3500
Entrada gratuita
Enviar

Deixe seu comentário: