terça-feira, 26 de setembro de 2017

Carol Bezerra discute nova etapa da iniciativa Cresça com seu filho com Prefeito Roberto Claudio

Primeira infância é pauta do dia no paço municipal

O prefeito Roberto Claudio e a primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra, coordenaram, nesta segunda-feira (25.10), reunião que articula a integração do Programa Municipal Cresça com Seu Filho com o Programa Federal Criança Feliz. A reunião, realizada no Paço Municipal, contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Joana Maciel, do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Elpídio Nogueira, da presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), Tânia Gurgel, da vice-presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI), Márcia Dias, e da coordenadora do Programa Cresça com seu Filho, Evilene Fernandes, além de técnicos das respectivas pastas.

Na ocasião, o prefeito Roberto Claudio elogiou a política municipal pela primeira infância, conduzida pelo Gabinete da Primeira Dama de Fortaleza em parceria com as secretarias da Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e também reforçou a importância da educação dessas crianças.

"A Prefeitura de Fortaleza vai atender aos critérios determinados pelo projeto Criança Feliz, do Governo Federal, que propõe a inclusão das famílias beneficiadas pelo bolsa família e vai manter as família já atendidas pelo programa Cresça com seu Filho”, declarou Roberto Claudio.   

Como desdobramento da reunião foi estabelecida a meta inicial de atender 2.700 famílias, com a possibilidade de ampliação do atendimento domiciliar dos programas. “O nosso objetivo é agregar a política municipal pela primeira infância e valorizar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) pela estratégia de saúde da família”, afirma Carol Bezerra.

O Programa Cresça com Seu Filho foi implantado em 2013, pela primeira dama de Fortaleza, com o objetivo de realizar intervenção de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social nas Regionais I, IV e V, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos), com a estratégia de fortalecer o vínculo e do desenvolvimento dessas crianças por meio de atividades conduzidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) junto à mãe, pai ou cuidador durante a visita domiciliar, sob a supervisão semanal do enfermeiro da Estratégia Saúde da Família.

As parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como a UFC/ Iprede, Universidade de São Paulo (USP), com organizações governamentais e não governamentais, como o Ministério da Saúde e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como de experiências nacionais exitosas, como o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, contribuíram substancialmente para a execução do programa.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.