segunda-feira, 4 de setembro de 2017

FERIADÃO: Com entrada franca, NAYRA COSTA canta ELLA FITZGERALD no CCBNB, pelo projeto Jazz em Cena

Uma das mais destacadas intérpretes cearenses, Nayra Costa apresenta ao público de Fortaleza um show especial no próximo sábado, 9/9, às 19h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), revisitando a obra de uma das maiores cantoras da história do jazz: Ella Fitzgerald. Acompanhada de outros grandes músicos da cena cearense, Nayra mostrará sua interpretação pessoal para grandes clássicos do repertório da grande "primeira dama da canção", em um espetáculo imperdível, pelo projeto Jazz em Cena, com entrada franca.

Com ela no palco do CCBNB , estarão os mestres Tito Freitas (piano), Márcio Resende (saxofone tenor),  Nelio Costa (contrabaixo) e Vitorio Cavalcante (bateria). Juntos, interpretarão clássicos como "Under my skin", "Misty" e "Someone to watch over me", que são ao mesmo tempo páginas imortais do american songbook e standards de jazz revisitados por grandes músicos mundo agora.

"É um grande prazer participar do projeto Jazz em Cena, do Centro Cultural Banco do Nordeste, e poder, na companhia destes grandes músicos, apresentar ao público esse repertório maravilhoso, eternizado na voz da grande Ella Fitzgerald, uma das cantoras que mais me admiro. Uma intérprete que me marcou muito. Agora, tenho a oportunidade de compartilhar com o público de Fortaleza essa influência", destaca Nayra Costa, que também preparou para o show um figurino especial, alémd e fotos especialmente assinadas por Leo Andrade, destacando a caracterização baseada em elementos retrô e nas grandes divas do jazz.

A contribuição de Ella Fitzgerald para a história do jazz é inestimável. "Cry me a river", "Summertime", "Dream a little, dream of me", "The nearness of you", "Cheek to cheek", "I get a kick out of you", "But not for me", "How high the moon" são algumas das inúmeras canções que se fizeram clássicas na voz da cantora, ganhando o mundo e sempre despertando novas leituras.

Oportunidade para o público do Jazz em Cena conferir todo o talento de Nayra Costa, cantora destacada para todo o País no programa "The Voice", da TV Globo, e que atualmente se prepara para lançar seu primeiro disco autoral. Mas antes oferece um belíssimo espetáculo em homenagem a Ella Fitzgerald, no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste, em mais um show do Jazz em Cena.

Mais sobre Ella Fitzgerald

Por mais de 50 anos Ella Fitzgerald foi a mais popular cantora de jazz nos Estados Unidos, tendo ganho 13 prêmios Grammy e vendido mais de 40 milhões de discos. Sua voz era versátil, com grande extensão, sempre precisa e poderosa, mesmo após muitos anos de trajetória musical desta intérprete que imortalizou inúmeras baladas, standards de jazz e que chamava atenção ao imitar inúmeros instrumentos de uma orquestra. 

Ella Fitzgerald dividiu palcos e estúdios com todos os grandes mestres da história do jazz, de Duke Ellington, Count Basie e Nat King Cole a Frank Sinatra, Dizzy Gillespie e Benny Goodman. Apresentou-se em inúmeros países, sempre em espetáculos lotados, para todos os tipos de público - ricos e pobres, gente de variadas nacionalidades e religiões. O grande ponto em comum dessas plateias tão diversas era o amor pela música de Ella.

Mais sobre o Jazz em Cena

Entre os objetivos do "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a grande demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento, a criatividade e o virtuosismo dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de recriar, a seu modo, trabalhos musicais históricas por sua beleza e sua importância.

O novo projeto se soma a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar, o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000), o Jeri Choro Jazz(desde 2009), os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano. O Centro Cultural Banco do Nordeste fica na Rua Conde D´Eu, 560, Centro de Fortaleza.
Enviar

Deixe seu comentário: