terça-feira, 5 de setembro de 2017

Inovação - Prefeitura disponibiliza aplicativo BoraPedalar para sistema iOS com programa "Empresa Amiga do Ciclista"



A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza, a partir desta terça-feira (05/09), o aplicativo para celular “BoraPedalar” para o sistema iOS e também passa a oferecer o programa "Empresa Amiga do Ciclista", que, por meio do app, vai possibilitar a identificação de locais que ofereçam facilidades a quem se locomove de bicicleta na cidade.

Seguindo as diretrizes de tornar Fortaleza a cidade mais ciclável do Brasil, a intenção do BoraPedalar, lançado no dia 18 de agosto deste ano com acesso inicialmente para o sistema Android, é apoiar o deslocamento dos ciclistas na cidade, incentivando que mais pessoas passem a se locomover por meio de bicicletas. O BoraPedalar, que agora passa a funcionar também pelo sistema iOS, foi idealizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Gestão Cicloviária de Fortaleza, resultado de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Universidade de Fortaleza (Unifor), tendo sido desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (LAPIN).

Nesta nova etapa, será implementado no BoraPedalar o programa "Empresa Amiga do Ciclista", onde, por meio do aplicativo e de forma colaborativa, será possível identificar os locais que ofereçam facilidades a quem se locomove de bicicleta. O programa consiste na indicação de estabelecimentos que ofereçam paraciclos adequados, bicicletários, vestiários, estações de manutenção (Bikefix), oficinas para reparo de bicicleta, descontos ou brindes para ciclistas, dentre outras vantagens, dando assim visibilidade às empresas que apoiam o modo cicloviário na cidade.

Além disso, os usuários poderão avaliar e reportar possíveis problemas relacionados a esses locais e aos sistemas de bicicletas compartilhadas. As sugestões, demandas dos usuários e as informações contidas no app são geridas pela Gestão Cicloviária de Fortaleza.

Acesso ao BoraPedalar

Funcionalidades do BoraPedalar
- Localização e disponibilidade de bicicletas das estações dos sistemas de bicicletas compartilhadas da cidade (Bicicletar, Bicicleta Integrada e Mini Bicicletar);
- Localização de oficinas para reparo de bicicletas, informadas colaborativamente pelos usuários;
- Localização de estacionamentos de bicicleta (paraciclos e bicicletários), informada colaborativamente pelos usuários;
- Localização da infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e Ciclofaixa de Lazer);
- Roteirização com origem e destino à escolha do usuário;
- Possibilidade de reportar problemas relativos aos sistemas de bicicletas, oficinas e estacionamento;
- Implementação do programa "Empresa Amiga do Ciclista".
Enviar

Deixe seu comentário: