segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Política - Obra de Paulo Freire será debatida em audiência pública na Assembleia Legislativa




A obra e os ensinamentos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e uma das referências em pedagogia moderna do mundo,  têm sido atacados com frequência,  sob a alegativa de suposta "pedagogia de doutrinação comunista. Diante dos ataques, o deputado Elmano Freires (PT) requereu para a próxima terça-feira(19), às 15 horas, na Assembleia Legislativa,  a realização de uma audiência pública com o objetivo de fortalecer e defender essa obra, considerada moderna, humanista, democrática e defensora do respeito aos seres humanos e seus direitos.

Para o deputado Elmano Freitas, os opositores à obra de Paulo Freire desconhecem a contribuição do renomado brasileiro à educação, o que já lhe rendeu o título de Doutor Honoris Causa em mais de 40 universidades internacionais - entre as quais as prestigiadas Oxford e Harvard. O deputado lembra que a vasta obra do pernambucano integra a formação de educadores em todos os continentes. ”Os ensinamentos de Paulo Freire são centrados na educação voltada para a construção de uma sociedade mais humana. Sua maior lição é que a educação tem o poder de dar fim à opressão da classe dominante sobre a classe trabalhadora.  Freire nos ensinou a fazer uma educação adequada a uma sociedade democrática. Portanto, quem o ataca certamente desconhece a sua história, não leu a sua obra ou, se leu, não a compreendeu”, justifica o parlamentar petista.

A audiência pública desta terça-feira terá a participação de autoridades do segmento educacional, professores e alunos de universidades e de diversas escolas públicas e particulares de Fortaleza.

Serviço:
Audiência Pública: “A Importância da Obra de Paulo Freira para a Educação Brasileira”.
Local: Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa
Quando: Terça-feira (19)
Horário: 15h
Enviar

Deixe seu comentário: