quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Prefeitura de Fortaleza inicia projeto-piloto do Ecopolo da Monsenhor Tabosa com apoio de lojistas e franquia social

A Prefeitura de Fortaleza inicia nesta quinta-feira (21/09) as atividades do projeto-piloto do Ecopolo da Avenida Monsenhor Tabosa, um dos principais polos comercias da cidade. Neste projeto, serão desenvolvidas ações específicas envolvendo aplicativo de coleta seletiva e parceria com franquia social e lojistas da região, no sentido de proporcionar um comportamento cada vez mais sustentável em Fortaleza.

O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Coordenadoria de Limpeza Urbana, em parceria com a Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR), Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Secretaria Regional II.

Com 187 lojas em funcionamento e gerando mais de 600 empregos diretos, a Avenida Monsenhor Tabosa concentra uma forte atuação do comércio local e residências, tendo sido escolhida para receber o segundo projeto-piloto de Ecopolo na cidade, que funcionará no trecho entre a Avenida Dom Manuel e a Rua João Cordeiro.

Ecopolo Monsenhor Tabosa
No Ecopolo da Monsenhor Tabosa, serão realizadas ações específicas dividias em três eixos:

* Aplicativo de coleta seletiva
Com nenhum custo para a Prefeitura de Fortaleza, lojistas e moradores vão solicitar, de forma gratuita, a coleta seletiva de recicláveis para o endereço desejado por meio do site www.reciclafacilbrasil.com.br, via celular ou computador, para o endereço desejado, seguido de visita agendada do coletador credenciado.

* Franquia Social com a Socrelp
Após coletar o material, o coletador credenciado, que faz parte da Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu (Socrelp), fará o descarte adequado dos materiais recicláveis na própria instituição. No caso do cidadão que queira receber o benefício do Recicla Fortaleza, que dá desconto na conta de energia e crédito no Bilhete Único pela troca de resíduos recicláveis, poderá também solicitar à Socrelp. Como a primeira franquia social do sistema de Ecopontos, a Socrelp realiza a coleta de materiais recicláveis e também gera o benefício do Recicla Fortaleza.

* Parceria com lojistas
Os lojistas atuantes no comércio da Avenida Monsenhor Tabosa são estimulados a realizar a logística reversa de seus resíduos. Isso quer dizer que podem destinar seus resíduos recicláveis para o Ecoponto do Centro, localizado na Avenida Alberto Nepomuceno, esquina com Travessa Icó, ou para a Socrelp, sendo os dois equipamentos responsáveis pelo descarte correto de resíduos recicláveis do Ecopolo da Monsenhor Tabosa.

Ecopolo Leste-Oeste
Inaugurado no dia 26 de agosto deste ano, o primeiro Ecopolo de Fortaleza, implantado na Avenida Presidente Castelo Branco, também conhecida como Avenida Leste-Oeste (Regional I), segue em pleno funcionamento também como projeto-piloto. Na região da Leste-Oeste, foram implantadas 12 lixeiras subterrâneas, três Ecopontos, uma franquia social (Socrelp), 1,5 km de ciclofaixa, novas faixas de pedestres, requalificação e recuperação de calçadas, nova iluminação e arborização no canteiro central.

Além disso, está em andamento naquela região como projeto-piloto o programa “e-Carroceiro”, que incentiva os carroceiros a descartarem entulhos, restos de poda, móveis e estofados velhos, nos Ecopontos da região, gerando crédito subsidiado pelo Banco Palmas, que possibilita compras direto no comércio local. Em apenas 20 dias de operação, mais de 75 toneladas de resíduos foram coletadas, resultando em mais de R$ 1.500,00 creditados para catadores locais somente nesse período.

Também são desenvolvidos os projetos “Agentes de Sustentabilidade”, “Alô, Cidade Limpa”, “Ciclomonitoramento”, “Senhora Faxina” e “Reciclando Atitudes”, pretendendo assim contribuir para uma mudança de comportamento e atitude da população, pondo em prática um conjunto de equipamentos e ações multidisciplinares a partir daquela área da cidade para a limpeza da região.

Ecopontos e Recicla Fortaleza
Fortaleza conta atualmente com 34 Ecopontos implantados em todas as Regionais da Capital, recebendo pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de pneus, óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais, eliminando assim o descarte irregular desses materiais na cidade. De novembro de 2015, quando foi lançado esse programa, até o final de agosto deste ano, os Ecopontos já receberam quase 10 mil toneladas de materiais. Já o Programa Recicla Fortaleza, iniciado em abril de 2016 em todos os Ecopontos, já recebeu mais de 14.704 cadastros de usuários, o que gerou um benefício de crédito de mais de R$ 252.289,07, distribuídos na conta de energia e em créditos do Bilhete Único.
Enviar

Deixe seu comentário: