sábado, 9 de setembro de 2017

Prefeitura lança cartilha "Detetives contra o Aedes" em escola municipal para reforço no combate às arboviroses


A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde, na próxima segunda-feira (11/09), às 14h, a cartilha "Detetives contra o Aedes", na Escola Municipal Antônio Sales. O evento contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio. A publicação tem o objetivo de orientar e conscientizar os alunos da Rede Municipal sobre a importância de combater o Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika, destacando a realização da faxina semanal para eliminar possíveis focos do mosquito.

No lançamento, o prefeito Roberto Cláudio vai empossar os alunos da escola com o título de “detetive”. O projeto vai envolver os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, que receberão a cartilha e uma lupa. A ação tem como metas o fortalecimento do protagonismo estudantil, desenvolvendo o espírito investigativo contra as arboviroses, a valorização do conteúdo já trabalhado em sala de aula na área de ciências, e a mobilização na comunidade escolar contra o mosquito. Nesta primeira etapa, o projeto será iniciado com uma escola por Distrito de Educação.

A cartilha é fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo “Informação, educação e comunicação”, do Comitê Técnico de Combate às Arboviroses, instalado em maio deste ano e formado por especialistas, instituições de ensino, gestores e profissionais de saúde. O Comitê é dividido em grupos de trabalho e auxilia o município a entender melhor as características e consequências da chikungunya, além de sugerir ações com foco no tratamento do paciente.

O projeto “Detetives contra o Aedes” se soma a um conjunto de ações de combate às arboviroses que já vem sendo executado pela Rede Municipal de Ensino. Entre as iniciativas está o Selo “Escola Amiga da Saúde”, que teve 373 inscrições; a disciplina de educação patrimonial, ofertada no programa Novo Mais Educação, que destina uma hora da carga horária para reforçar as ações contra o Aedes; a formação de brigadas nos equipamentos educacionais para controle periódico de potenciais focos do mosquito, entre outras.


Serviço
Lançamento da cartilha “Detetives contra o Aedes”
Data: 11 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Escola Municipal Antonio Sales (Rua Tavares Iracema, 675 - Rodolfo Teófilo)
Enviar

Deixe seu comentário: