sábado, 23 de setembro de 2017

Projeto Catadores de Sonhos, Contadores de História distribui 2.400 livros e realiza contação de histórias em escolas públicas municipais



Iniciativa apoiada pela Enel Geração Fortaleza realiza ações em Eusébio e São Gonçalo do Amarante 

Doze escolas do ensino fundamental dentre os municípios de Eusébio e São Gonçalo do Amarante, sendo seis escolas beneficiadas em cada município, ganharão reforço no estímulo à leitura entre seus alunos a partir do próximo dia 26 de setembro. Na ocasião, a escola pública Eduardo Alves Ramos será a primeira a receber o projeto “Catadores de Histórias, Contadores de Sonhos”, que realiza sua 4ª edição em 2017. A iniciativa tem realização da Hokma - Treinamento, Arte e Cultura Ltda, por meio do edital de incentivo à cultura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, das secretarias municipais de ensino de Eusébio e São Gonçalo do Amarante com apoio da Enel Geração Fortaleza, e beneficiará, no período, aproximadamente 3.000 crianças.

Entre os dias 26 de setembro e 11 de outubro de 2017, os representantes do projeto estarão diariamente em uma escola diferente levando o espetáculo "TUKA no Mundo da Leitura" e um baú encantado com 200 livros dentre as literaturas infantil e infanto-juvenil. Em meio a apresentação teatral dinâmica e interativa os personagens da literatura infantil interagem com as crianças.

O objetivo do projeto é estimular a leitura e a contação de histórias entre os alunos e capacitar professores da rede municipal de ensino. A ação cultural ocorre em etapas. Na primeira delas, os professores são capacitados com uma oficina de noções básicas sobre contação histórias de forma envolvente.

Em seguida, acontecem as visitas e as contações. Após a apresentação da peça e a entrega do acervo de livros em cada escola beneficiada é escolhida a melhor história da turma por meio da Agenda da Leitura. Em seguida, cada escola promoverá o “Dia da Contação”, que escolherá o(a) melhor professor(a) contador(a) de histórias da instituição. Os educadores passarão por uma etapa semifinal e os seis melhores de cada município estarão na final que será realizada em Fortaleza no dia 06/12/2017  quando será escolhido(a) o(a) melhor professor(a) contador de histórias dentre os municípios participantes..

Confira o cronograma de visitas
26/09 - Escola Eduardo Alves Ramos - Estrada do fio, Nº 3603, Eusébio
27/09 - Escola Josefa Sá - Rua: Beira Rio,Nº843 – Urucunema, Eusébio
28/09 - Escola Otoni Sá - Rua; Otoni Sá, Nº389 -Mangabeira, Eusébio
29/09 - Escola  Guaribas - Rua; São Francisco, Nº 84, Guaribas- Mangabeira, Eusébio
02/10 - Escola Cararu - R.Francisco Domingues, S/N- Mangabeira, Eusébio
03/10 - Escola Elisbão Pio - AV. Luís Pio, nº 1401- Precabura, Eusébio
04/10 - Escola Poetisa Abigail Sampaio - CE-156, Parada, São Gonçalo do Amarante
05/10 - Escola Euclides Pereira Gomes - R. Marcionicia Sampaio, Centro, São Gonçalo do Amarante
06/10 - Escola Governador Tasso Jereissati - Av. Cel. Neco Martins,Nº622- Centro, São Gonçalo do Amarante
09/10 - Escola Dona Filomena Martins - Rua: Pedro Gomes, S/N- Siupé, São Gonçalo do Amarante
10/10 - Escola Porfírio de Araújo - R. Francisco Geraldo- S/N, São Gonçalo do Amarante
11/10 - Escola Alba Herculano - R. Capitão Inácio Prata, Taíba, São Gonçalo do Amarante
Enviar

Deixe seu comentário: