quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Sindsaúde seleciona mulheres mastectomizadas que vão receber micropigmentação na mama gratuitamente

A ação faz parte da programação do Outubro Rosa deste ano e deve beneficiar pelo menos 20 mulheres que venceram o câncer de mama.

Dentro da programação do Outubro Rosa, o Sindsaúde, pelo terceiro ano consecutivo, repete a parceria com o Grupo de Estudos em Micropigmentação(GEM) e participa mais uma vez da Ação Amigos do Peito. O objetivo é contribuir para a elevação da autoestima de mulheres mastectomizadas, buscando recuperar o equilíbrio psicológico dessas mulheres que sofreram com tratamentos agressivos. Durante o tratamento contra o câncer, muitas mulheres perdem a coloração do mamilo ou até mesmo o próprio tecido da aréola mamilar.

Este ano, vinte mulheres que passaram por reconstrução mamária após câncer de mama devem ser beneficiadas com o procedimento de micropigmentação da mama, com o desenho do mamilo, gratuitamente. O custo desse procedimento varia de R$ 400,00 a $R 800,00, o que inviabiliza o acesso para muitas mulheres. Para receber o procedimento, é necessário estar de alta médica. Quem desejar receber o procedimento pode ligar para a secretaria do Sindsaúde, através do 3251-9058, das 8h às 17h. Os procedimentos serão realizados por 14 esteticistas e micropigmentadoras com experiência no procedimento, que já devolveu a autoestima de muitas mulheres.

A ação Amigos do Peito será realizada no dia 9 de outubro no Laboratório de Estética da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza, Fametro, na Rua Conselheiro Estelita, 500, no Centro de Fortaleza.  Pela manhã, das 8h às 12h, haverá programação com palestras que vão tratar sobre o resgate da autoestima através da micropigmentação das mamas, terapia natural contra o câncer, entre outros temas. Os procedimentos serão realizados no período da tarde, das 13h às 17 horas.

Amigos do Peito e a micropigmentação das mamas

Segundo a coordenadora da ação Amigos do Peito, a esteticista Gisele de Paulo, o procedimento de desenho do mamilo tem inovações e, neste ano, a técnica deverá ser menos invasiva com maior fixação do pigmento já na primeira sessão. Uma avaliação será feita após 45 dias e só serão feitos retoques se for necessário.

A técnica se assemelha a uma tatuagem, sendo menos invasiva. Enquanto na tatuagem, o pigmento atinge a derme, a técnica de dermopigmentação não ultrapassa a epiderme. Gisele esclarece que o procedimento completo dura cerca de duas horas. Após a aplicação, a tinta não sai mais e a vitalidade das cores dura cerca de três anos.
Para um bom resultado do procedimento, é feita uma medição para que o desenho fique harmonioso e com simetria. A técnica usa pigmentos de cores em tonalidades diferentes para garantir um efeito 3D, produzindo uma aparência mais natural possível.

Não podem receber o procedimento pacientes com diabetes, hipertensão, câncer, lúpus, mulheres gestantes, que estejam amamentando, que tenham  tendência a desenvolver queloide e que estejam em processos alérgicos, com imunidade baixa.  

Cerca de 60 mulheres já foram beneficiadas pela Ação Amigos do Peito, com a micropigmentação das mamas. A ação acontece desde 2014 em Fortaleza e, desta vez, contará com a participação de 14 micropigmentadoras voluntárias.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde - Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará

Serviço:
Inscrições para a Ação Amigos do Peito 2017
De 11/09 a 08/10/2017
Secretaria do Sindsaúde – (85) 3251-9058(Falar com Dulce)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.