sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Sociedade de Assistência aos Cegos completa 75 anos de ações nas áreas de saúde, educação e cidadania

Semana Social da Pessoa Cega começa na terça (19) e vai até sexta (22) com atendimentos médicos, atividades culturais, homenagens e Sessão Solene na Câmara dos Vereadores

Acordar todos os dias, abrir os olhos e poder contemplar as belezas do mundo. Isso é algo tão banal que nunca paramos para pensar a respeito. Para as pessoas que nascem cegas ou adquirem a cegueira ao longo da vida, as percepções são diferentes, mas a condição de levar uma vida plenamente inserida na sociedade e no mercado de trabalho é hoje algo muito diferente do que acontecia no passado. No Ceará, a Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) atua há 75 anos para oferecer as melhores condições da pessoa cega ter uma vida digna e uma cidadania plena. Para celebrar o aniversário da instituição, será realizada de terça (19) a sexta (22) a Semana Social da Pessoa Cega, com uma série de atividades voltadas para as pessoas já atendidas pela entidade e também muitas abertas ao público em geral.

Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) mantém uma estrutura apta a desenvolver atividades de atendimento médico, realizados na Unidade Oftalmológica Ieda Otoch Baquit e no Hospital Alberto Baquit Júnior; Mantem o Instituto Hélio Góes escola de educação infantil e ensino fundamental.

Realiza mensalmente exames, consultas, cirurgias em pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), particular e de convênios. Em paralelo, a instituição atende cerca de 160 crianças e adolescentes e 90 adultos em atividades de educação e de assistência social.

Para marcar os 75 anos da SAC, a programação da Semana Social da Pessoa Cega tem início às 9 horas da terça-feira (19), com uma solenidade, as apresentações do Coral da Empresa Cerbras e apresentações de dança e música composta por alunos e assistidos da Sociedade de Assistência aos Cegos, além da inauguração do Espaço Cultural Dr. Waldo Pessoa, em homenagem ao médico oftalmologista que foi diretor da instituição. À tarde, às 14 horas, será promovida a palestra “Habilidades Sociais: Desenvolvendo a Assertividade”, com o escritor e psicólogo Assis Almeida. Em seguida, haverá a apresentação “Tarde de Talentos”, com os artistas da escola e assistidos.

De quarta (20) a sexta (22), sempre às 7h30, serão promovidas oficinas de Braille; atendimento médico com o clínico Geral Dr. Carlos Sá.

Na quarta-feira (20), às 9h30, haverá a apresentação do grupo de teatro infantil Cia. Retalhos Ceará, com a peça “Em um Quarto perto da Lua”, de Lauris Costa. À tarde será a vez da apresentação, às 14 horas, do Teatro dos Sentidos, com o espetáculo “Menos Um, -1”, do diretor Marcos Queiroz. Em paralelo, serão realizados um curso de maquiagem, com Themis Briand; uma oficina de slackline, com Diana Reis; e uma oficina de hipnose, com Amauri Lima.

À noite, às 19 horas, a Câmara dos Vereadores de Fortaleza promoverá uma Sessão Solene em Homenagem aos 75 anos da Sociedade de Assistência aos Cegos, em uma iniciativa da Vereadora Larissa Gaspar.
A programação segue na quinta-feira (21), com atendimento de homeopatia a partir das 8 horas, com Jacó Albuquerque, que também ministrará às 13 horas a palestra “A Ciência Homeopática na Visão Biofísicapsíquica”. Tirolesa e recreação com a equipe da Estácio FIC e Coelho em movimento e as 14h, será realizada a solenidade de entrega da Comenda Cultural Cearense, promovida pela Academia de Letras e Artes da SAC, quando serão homenageados o ex-governador do Estado do Ceará e atual presidente do Instituto do Ceará, do Instituto do Câncer, da fundação Waldemar Alcântara, presidente do conselho deliberativo do Instituto de Cegos, Lúcio Alcântara; e o poeta, escritor, radialista e jornalista Pedro Sampaio. Em seguida, será a vez da outorga do Troféu Waldo Pessoa, aos Srs. Pascoal Neto e Paulo César Lima ex-alunos que passaram pela instituição e são exemplos de superação.

A Semana Social da Pessoa Cega será encerrada na sexta-feira (22), com uma Missa às 8h30; uma apresentação do espetáculo de humor “Só tem Graça no Escuro”, com Samuel Claves e Bergson Vieira Silva, às 13h30; e uma festa de encerramento a partir das 15h30, com a participação do DJ Thiago Camargo.
  

Serviço
Programação dos 75 Anos da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC)
XXVIII Semana Social da Pessoa Cega
Local: Sede da Sociedade de Assistência aos Cegos – Av. Padre Anchieta, 1400 – São Gerardo
Data: De 19 (terça) a 22 (sexta) de setembro
Hora: das 7h30 às 17 horas
Informações: (85) 3206.6840
Enviar

Deixe seu comentário: