quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Agenda de eventos - XVII Congresso da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia é realizado em Fortaleza


A Sociedade Nordestina de Neurocirurgia (SNNC) realiza de 25 a 28 de outubro, no Gran Marquise Hotel, o seu XVII Congresso. Em paralelo, ocorrerão o I Simpósio Nordestino de Reabilitação e o I Simpósio Nordestino de Neuroenfermagem.

O evento, que tem como público-alvo médicos, médicos residentes, profissionais e acadêmicos de todas as áreas de saúde, traz como objetivo a difusão e o aprofundamento do conhecimento neurocirúrgico por meio de palestras magistrais, mesas redondas, cirurgia ao vivo e discussões das práticas neurocirúrgicas no Nordeste, tudo visando a melhoria do atendimento médico oferecido aos pacientes da região. Entre os relevantes temas em discussão os tratamentos e procedimentos para o AVC hemorrágico, tumores do cérebro e medula, neurotrauma, lesões de nervo periférico e plexo braquial, neurocirurgia pediátrica, neuro-oncologia e neurocirurgia funcional.

A iniciativa é realizada a cada dois anos pela Sociedade Nordestina de Neurocirurgia em um dos Estados do Nordeste brasileiro, escolhido por votação, em Assembleia Geral. Nesta edição, o evento apresentará atividades inéditas. “O Congresso trará peculiaridades que outros não tinham. Vamos ter pela primeira vez uma cirurgia ao vivo e um curso teórico e prático “Acesso à base do crânio”, uma iniciativa inédita da entidade. Vamos contar com uma grande participação dos neurocirurgiões nordestinos”, conta o coordenador geral, Flávio Leitão Filho.
O Estado do Ceará se destaca no ramo da neurocirurgia, oferecendo aos profissionais grandes oportunidades de qualificação, possibilitando a atualização e aprimoramento científico, técnico e ético. “Eu me formei na Alemanha entre 1996 e 2002. Se o Ceará tivesse a estrutura que tem atualmente na neurocirurgia naquela época, eu não sairia daqui para conseguir a minha formação”, esclarece Flávio Leitão Filho, presidente do Congresso.
Os congressos da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia (SNNC) se caracterizam pela rica escolha de nomes exponenciais da neurocirurgia no Brasil e no Mundo. O atual congresso trará da Alemanha o Prof. Dr. Marcos Tatagiba, bem como representativos nomes da neurocirurgia brasileira.
 Formação médica no Brasil
Pressões econômicas e políticas têm mudado os currículos médicos em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Assim, investe-se na formação de médico generalista e ao mesmo tempo exige-se dos mesmos um primeiro atendimento de especialista, em situações como os traumatismos cranioencefálicos (tces) e raquimedulares (TRMs), enfermidades da carótida, hemorragias e tumores cerebrais etc.

Apesar de que as escolas neurocirúrgicas no Brasil oferecem informações específicas sobre esses eventos, este congresso tem como objetivo atualizar e reciclar os neurocirurgiões do Nordeste. O congresso possibilitará a todos os neurocirurgiões e médicos de uma maneira geral, residentes no Nordeste brasileiro, adquirirem conhecimentos que redundem em melhor atendimento aos pacientes, incentivando à capacitação técnico-ético-científica dos profissionais que lidam com pacientes com traumatismos cranianos, tumores do sistema nervoso, acidentes vasculares cerebrais, epilepsia, distúrbios do movimento (como Doença de Parkinson), neuropatias, dor e outras tantas patologias, as quais, se não bem diagnosticadas, tratadas e acompanhadas, levarão inexoravelmente o paciente à morte ou à seqüelas somático-psíquicas irreparáveis.



Serviço:
XVII Congresso da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia
Local: Hotel Gran Marquise
Data: 25 a 28 de outubro de 2017
Empresa Organizadora
Ikone Eventos
(85) 3261.1111
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.