quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Balé Teatro Guaíra apresenta “Carmen” dia 25/10 (quarta-feira) no Cineteatro São Luiz


O espetáculo é parte da programação da XI Bienal Internacional de Dança do Ceará, que é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Enel e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Toda a programação é gratuita.


Carmen, espetáculo do baté Teatro Guaíra. Foto: Cayo Vieira

Uma obra que pertence ao imaginário da civilização ocidental como uma das tragédias mais conhecidas da história da arte, será apresentada nesta quarta-feira, 25, na XI Bienal Internacional de Dança do Ceará. Em cena, o Balé Teatro Guaíra com o espetáculo “Carmen”, às 18h, no Cineteatro São Luiz. Com 11 dias de programação, esta edição da Bienal acontece em Fortaleza e mais seis cidades do estado. Nos próximos dias, além de Fortaleza, com atividades até domingo, 29, tem espetáculos também em Juazeiro do Norte (25 e 26/10) e Itapipoca (27 e 28/10). A entrada é gratuita.  A programação completa pode ser consultada no www.bienaldedanca.com.

Coreografado em 2016 por Luiz Fernando Bongiovanni, este trabalho do Guaíra, com 22 bailarinos em cena, se articula a partir da dramaturgia da ópera e da trilha composta por Rodion Shchedrin e Georges Bizet. Com “Carmen”, mais uma vez o Balé Teatro Guaíra surpreende. Desta vez, sob ideias e movimentos de Bongiovanni, esta obra ganha ainda um corpo mais forte, sensual e viril. A música encanta e os movimentos seduzem. Não há como ser indiferente à história de paixão e ciúme que arrebata e envolve. É a vida em cena. É a cena na vida diária de homens e mulheres. E com este trabalho, o Balé Guaíra, salta no profissionalismo e no refinamento da dança.

O Balé Teatro Guaíra, criado pelo Governo do Estado do Paraná em 1969, é uma das mais importantes companhias oficiais do país graças a sua representatividade histórica, com obras consagradas. Durante seu percurso, o BTG realizou mais de 140 coreografias. Atualmente, a companhia apresenta um repertório focado na diversidade da dança contemporânea. Com a atual direção de Cintia Napoli (2012), o Balé Teatro Guaíra traz propostas ousadas e autênticas, porém sem perder de vista a tradição.

Ficha técnica de “Carmen”: Concepção, Coreografia e Direção: Luiz Fernando Bongiovanni. Co-Direção: Edson Bueno. Música: Georges Bizet/Rodion Shchedrin/Ärvo Pärt. Iluminação: Beto Bruel. Figurino: Paulo Vinícios. Cenário: Gelson Amaral. Assistente de coreografia e ensaiadora: Márcia de Castro. Ensaiadora: Rosi Viol. Assistente de ensaios: Soraya Felício. Consultoria de Dança Flamenca: Carmen Romero. Fotografia: Cayo Vieira/Reserve e *Kraw Penas. Projeto Gráfico: José Vitor Cit.

A XI Bienal Internacional de Dança do Ceará - 20 anos é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Enel e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Patrocínio: Petrobras, Banco do Nordeste e M. Dias Branco. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer-SEJEL e do Instituto ECOA, Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria da Cultura. Apoio institucional: Embaixada da França, Instituto Francês, TransArte, Consulado da França no Brasil em Recife, SESC-CE, Instituto Goethe, Governo do Estado do Paraná, Governo do Estado da Bahia e Governo do Estado de São Paulo. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Quitanda das Artes e Prodança. Realização: Proarte, Indústria da Dança, Theatro São João, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CCBJ e CCBN.

SERVIÇO

XI Bienal Internacional de Dança do Ceará – Espetáculo Carmen, com Balé Teatro Guaíra – Dia 25 de outubro, às 18h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza). Tel: 85-98799-1723 (Cineteatro São Luiz) e 85-32319623 (Produção Bienal de Dança). Site: www.bienaldedanca.com. GRATUITO, com distribuição de ingressos na bilheteria a partir de 2 horas antes do início da sessão.  

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.