Pular para o conteúdo principal

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados Mais de 200 foram fabricados nos Estados Unidos

  Mais de 90% dos fuzis apreendidos no ano passado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro foram fabricados em outros países. O maior número de apreensões ocorreu em áreas do estado onde há disputas de território entre facções criminosas rivais. As duas constatações fazem parte de um estudo da Subsecretaria de Inteligência (SSI)da Secretaria de Estado de Polícia Militar, que analisou a apreensão de 492 fuzis em 2023. Um aspecto abordado no estudo da SSI diz respeito à marca dos fuzis apreendidos. Dos 492, 199 são da marca norte-americana Colt. Foram registrados no estudo 194 fuzis sem marca, ou seja, armas que entram no país ou no estado separadas por peças e montadas por armeiros envolvidos com as organizações criminosas. As demais armas apreendidas são de 43 marcas diversas, praticamente todas de países do Hemisfério Norte.   O estudo da SSI mostra que as apreensões se concentraram com maior intensidade nas áreas integradas de segurança pública (AISPs) da zona oeste da capital e da Ba

Campanha de prevenção ao AVC contará com show de Waldonys pela conscientização em Fortaleza nesta semana


29 de outubro é o Dia Mundial e Estadual de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e com o apoio do RioMar Fortaleza, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) promoverá a partir desta segunda, dia 23/10, uma Campanha com o mote o “AVC tem Conserto” para alertar à população sobre as medidas de prevenção contra a doença. A semana contará com ações de conscientização no shopping e um grande concerto musical no dia 28 de outubro com o sanfoneiro Waldonys e a Orquestra Sinfônica da UECE, no Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu, às 17h.

Cerca de 4.500 pessoas morrem por ano no Estado do Ceará, vítimas de Acidente Vascular Cerebral. O AVC é a doença que mais mata os cearenses e responde por 10% de todos os óbitos, causando mais mortes do que o câncer de mama e de próstata. Os dados são da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), que em parceria com o RioMar Fortaleza, estão promovendo a Campanha o “AVC tem Conserto”. O objetivo é conscientizar à população que o número de mortes pela doença pode ser reduzido com a prevenção dos fatores de risco. “Apesar da sigla AVC significar Acidente Vascular Cerebral, o AVC não é um acidente. Tratando os chamados fatores de risco as chances de se ter um AVC diminuem 90% “, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV), João José.

O dia D de combate à doença é 29 de outubro. A partir dessa segunda 23/10, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) e o RioMar Fortaleza estão realizando ações para chamar a atenção da sociedade sobre o assunto. A Campanha o “AVC tem Conserto” conta um espaço no shopping em que membros da SBDCV e alunos de saúde da UFC, UECE e Unichristus estão orientando o público das 16h às 22h, no Piso L1. A Campanha culminará no sábado, dia 28, com Um Concerto para o AVC com o show do sanfoneiro Waldonys e da Orquestra Sinfônica da UECE, no Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu, às 17h, com entrada gratuita.

“É importante que a sociedade seja informada sobre esse tema, para que possamos reduzir o número de mortes ocasionados pela doença, pois o AVC tem conserto”, afirma a gerente de marketing do RioMar Fortaleza.

Alguns números e dados sobre o AVCCerca de 4.500 pessoas morrem por ano no Estado do Ceará, vítimas de AVC. É a doença que mais mata os cearenses e responde por 10% de todos os óbitos do Estado. Uma  a cada seis pessoas sofrerá um AVC durante a vida. No mundo há cada seis segundos uma pessoa morre da doença. São 6,5 milhões de mortes no mundo e 100 mil óbitos Brasil em 2015.

É também a primeira causa de incapacidade em adultos. Estima-se que depois de um ano após sofrer um AVC, um quarto das pessoas estão mortas, um quarto estão acamadas e dependentes e apenas um terço retornam ao trabalho.

O AVC pode ser isquêmico, quando um coágulo entope uma artéria cerebral ou hemorrágico quando uma artéria cerebral se rompe. Os AVC´s isquêmicos são mais comuns – 80% dos casos. Os sintomas são: perda súbita da força muscular num lado do corpo; formigamento/dormência num lado do corpo; dificuldade súbita para falar e/ou compreender o que se fala; perda visual súbita, particularmente de um olho apenas; tontura/vertigem e/ou dificuldade no equilíbrio de instalação súbita; e dor de cabeça súbita, diferente de todas que a pessoa já sentiu, sem causa aparente.

A doença que pode ser prevenida desde que se controle os chamados fatores de risco para a doença, como pressão alta, fumo, obesidade, sedentarismo, dieta inadequada, colesterol elevado, uso abusivo de bebidas alcoólicas, diabetes, estresse crônico e arritmias cardíacas. Em países desenvolvidos o AVC já caiu para a 3ª, 4ª e, em alguns, 5ª causa de morte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.