quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Cariri - Curitiba Cia de Dança participa da 11ª Bienal Internacional de Dança em Juazeiro do Norte

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Enel e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a XI Bienal acontece em Juazeiro do Norte nos dias 25 e 26 de outubro e até dia 29 terá programação em mais seis cidades do estado.

Memória de Brinquedo, com a Curitiba Cia de Dança. Foto Cayo Vieira

A Bienal Internacional de Dança do Ceará chega à 11ª edição e acontece de 19 a 29 de outubro, passando por sete cidades cearenses. Em Juazeiro do Norte será nos dias 25 e 26 de outubro, no Centro Cultural Banco do Nordeste. Em cena, a companhia cearense Alysson Amancio, que se apresenta na quarta-feira, dia 25, às 20 horas, e a Curitiba Companhia de Dança, do Paraná, com dois espetáculos na quinta-feira, dia 26, às 17h30 e 19h30. A entrada é livre e gratuita.

Companhia Alysson Amancio apresenta O que deságua em mim’, criada em 2011 pela coreógrafa carioca Ana Vitória, tendo como intérpretes os bailarinos Aline Souza, Erick Bruno, Kelyenne Maia, Luciana Araújo e Maria Lima. A companhia foi criada em 2006 e já conta com quinze obras no seu repertório, entre criações de curta e longa duração, com Prêmios estaduais e nacionais.

‘Memória de brinquedo’ e ‘Quando se calam os anjos’ são os dois espetáculos que serão apresentados pela Curitiba Cia de Dança, criada em 2013 por Nicole Vanoni, baseada na ideia de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além da busca pela diversidade de experiências com coreógrafos diferentes.
Memória de Brinquedo’, que estreou em 2017, é uma vitoriosa parceria entre a companhia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni. Ele faz um resgate poético para incentivar a brincadeira, partindo da memória individual e coletiva, desde sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam a brincadeira como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

A companhia também apresenta ‘Quando se calam os anjos, criação de Airton Rodrigues, bailarino e coreógrafo do Balé Teatro Guaíra, do Paraná. O espetáculo transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. Com mais de 100 apresentações pelo país, ‘Quando se Calam os Anjos’ é o espetáculo de maior êxito da Curitiba Cia de Dança, sendo agraciado por público e crítica.

A XI Bienal Internacional de Dança do Ceará - 20 anos é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Enel e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Patrocínio: Petrobras, Banco do Nordeste e M. Dias Branco. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Sobral através da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer-SEJEL e do Instituto ECOA, Prefeitura de Paracuru, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente, e Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria da Cultura. Apoio institucional: Embaixada da França, Instituto Francês, TransArte, Consulado da França no Brasil em Recife, SESC-CE, Instituto Goethe, Governo do Estado do Paraná, Governo do Estado da Bahia e Governo do Estado de São Paulo. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Quitanda das Artes e Prodança. Realização: Proarte, Indústria da Dança, Theatro São João, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Porto Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, CCBJ e CCBN.

SERVIÇO
XI Bienal Internacional de Dança do Ceará - De 19 a 29 de outubro com programação em Sobral (19 a 22/10), Fortaleza (20 a 29/10), Paracuru (20 e 21/10), Trairí (20 e 21/10), Aquiraz (21 e 22/10), Juazeiro do Norte (25 e 26/10) e Itapipoca (27 e 28/10). Site oficial: www.bienaldedanca.com. Tel: (85) 32319623. GRATUITO.

PROGRAMAÇÃO em JUAZEIRO DO NORTE
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (R. São Pedro, 337 – Centro). Tel: 88-3512-2855
Quarta (25) - 20h - O que deságua em mim - Cia Alysson Amancio (CE) (2011 | 30min | livre)
Quinta (26) - 17h30 - Memória de brinquedo - Curitiba Cia de Dança (PR) (2017 |50min | Livre) e 19h30 - Quando se calam os anjos - Curitiba Cia de Dança (PR) (2015 |50min | Livre).

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.