Pular para o conteúdo principal

Em fevereiro, Ceará registra 3,9 mil novos postos de trabalho

  O Ceará manteve a geração de postos de trabalho em fevereiro e registrou o segundo mês de saldo positivo, com um crescimento de 3.897 empregos com carteira assinada. Os números são do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Com o resultado, o Ceará se mantém como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Nordeste, atrás da Bahia (6.249). O nível de emprego formal variou positivamente em 0,29% no Ceará e atingiu o total de 1.358.631 pessoas com carteira assinada em fevereiro de 2024. O balanço do Novo Caged é proveniente da relação entre o número de contratações com carteira assinada (48.488) e demissões (44.591). “Estamos confiantes que 2024 será um ano ainda melhor, considerando os investimentos públicos, a exemplo das iniciativas dos governos estadual e federal, e da confiança do setor privado, que tem mantido o nível de investimentos e a expansão dos seus negócios. Além

DPU ajuíza ação para impedir paralisação de transplantes no Hospital Walter Cantídio

A Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará ajuizou Ação Civil Pública (ACP) para impedir a suspensão do serviço de transplante renal no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 25 de abril deste ano, a DPU recebeu denúncia da Associação dos Pacientes Renais do Estado do Ceará, de que, devido à falta de equipe médica para realização de transplantes, o HUWC estaria próximo de paralisar a execução de todos os procedimentos cirúrgicos necessários para realização do transplante renal. A informação foi confirmada pela própria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), atual gestora do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará, em resposta a pedido de esclarecimento feito pela Defensoria sobre a situação do referido serviço realizado pelo HUWC, bem como em relação à previsão para sua regularização/normalização.


Desde que ficou ciente do problema, em maio de 2017, a DPU realizou reuniões e diligências com a EBSERH, Central de Transplantes e outros órgãos, a fim de buscar informações e possíveis soluções para evitar, ou ao menos postergar, a suspensão do serviço de transplante renal. Porém, diante dos impasses para solucionar o problema, a Defensoria Pública da União ajuizou a Ação Civil Pública (ACP), com pedido liminar, contra a União, o Estado do Ceará e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para garantir a continuidade da prestação do serviço até a estruturação de serviço próprio de transplante renal no Hospital Universitário.

Até fevereiro de 2016, os procedimentos cirúrgicos de captação dos rins e a cirurgia de implante renal, no HUWC, eram feitos por profissionais que recebiam honorários provenientes de repasse dos valores do Sistema Único de Saúde (SUS) para o HUWC. Esse pagamento era realizado pela gestora do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará à época, a Sociedade de Assistência a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (SAMEAC). Com o fim do contrato com a SAMEAC, o Complexo Hospitalar passou a ser plenamente administrado pela EBSERH, porém a nova gestora não adquiriu uma estrutura própria que assegurasse a permanência e/ou contratação de novos profissionais médicos para ganrantir a continuidade da execução do serviço de transplante renal diariamente.


Na ação, a Defensoria questionou o fato de a EBSERH e a União não terem se organizado para assumir o serviço após o fim do contrato e manifestou preocupação com a descontinuidade do serviço, em decorrência da demora para se concluir um processo como este, uma vez que envolve processos licitatórios e concursos públicos, podendo se estender por meses e até anos, o que causaria danos irreparáveis aos que dependem do transplante para sobrevivência. O órgão destacou a relevância do hospital na realização de transplantes no Estado: “É oportuno ainda enfatizar o papel de destaque que o HUWC cumpre no âmbito da realização de tratamento de problemas renais no Estado do Ceará. Tal serviço já chegou a ser homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado. Desse modo, pode-se dimensionar o imenso dano que será causado aos pacientes com insuficiência renal que necessitam de transplante renal urgente no Estado do Ceará, caso o HUWC paralise suas atividades nessa área, ainda que temporariamente”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.