quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Grupo de médicos inaugura o primeiro Centro Especializado em Cálculo Renal do Estado do Ceará


A Instituto Lithos vai oferecer serviços que atendem os pacientes desde o tratamento ideal para o cálculo renal,  acompanhamento e prevenção de recidivas
           
O Instituto Lithos nasceu, em 2016, a partir de uma percepção dos médicos Raphael Franco Bezerra, André Costa Matos Lima, Eudes Fontenele Moraes Pinheiro e Iuri Aragão quanto a necessidade de oferecer um serviço rápido, diferenciado e assertivo em Cálculo Renal. Munidos do conhecimento em cirurgia minimamente invasiva e certeza de que um atendimento multidisciplinar de qualidade é fundamental para o tratamento e prevenção, nasceu a clínica, que após meses de preparação, é lançada em outubro de 2017. 

O lançamento oficial da Clínica Lithos será realizado no próximo dia 18 de outubro, às 19hs, no salão restaurante Coco Bambu da Beira Mar, para convidados. Na ocasião serão ministradas duas aulas para médicos convidados com os temas “Avaliação Metabólica” e “Lithoveue”.

Entre as novidades, a clínica dispõe de serviço pioneiro e exclusivo no Ceará de análise do cálculo por espectrometria o qual fornece informações detalhadas da composição real do cálculo, permitindo um melhor seguimento e tratamento das alterações metabólicas que levam a formação do cálculo.  O Instituto Lithos fica localizado na Rua Monsenhor Bruno, 1906.

Outro diferencial é a disponibilidade de um serviço de sobreaviso 24h, onde a equipe vai visitar o paciente no hospital aonde estiver, já com orientações de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, além de visita pré-anestésica e todo suporte no pós-operatório. Havendo suspeita de cálculo renal, o Instituto Lithos dispõe de uma estrutura em alto padrão para a realização dos diagnósticos precisos para o melhor tratamento a sua saúde.  Logo após o diagnóstico, é realizada uma triagem dos pacientes para o devido tratamento, sendo acompanhado por médicos especializados durante todo o período de terapia.

O paciente encontra, além do serviço de urologia, profissionais como nefrologista, nutricionista, endocrinologista e anestesiologista. Sendo pioneira no Ceará, vislumbra facilitar a chegada do paciente ao tratamento ideal para o cálculo renal, com acompanhamento individualizado e prevenção de recidivas. 


O Cálculo Renal pode provocar fortes dores e geralmente exige atenção rápida dos médicos, é marcado pela formação de pequenos cristais que obstruem o sistema urinário. Popularmente é conhecida como “pedra nos rins”, acomete pelo menos 14% da população brasileira.  E pelo menos 50% das pessoas que já tiveram, têm chance de reincidência.
           
Os principais fatores de risco são dieta pobre em cálcio e rica em oxalato, sódio e proteínas de origem animal, além de baixa ingestão de líquidos está fortemente associada à formação dos cálculos. Altas doses de vitamina C também têm sido associadas à maior incidência, assim como a dieta rica em sódio. Outros fatores já conhecidos são que o pico de incidência de formação de cálculo ocorre na 2ª e 4ª décadas de vida, o sexo masculino possui incidência de 2 a 3x maior quando comparado com as mulheres, a etnia influência na incidência, sendo que os brancos possuem maior incidência que os hispânicos que por sua vez maior que os asiáticos e que por sua vez maior que os negros e pacientes com o Índice de Massa Corpórea (IMC) elevado possui maior risco de formação de cálculos.

Instituto Lithos:
(85) 4141-2040 / (85) 9 9975-2040 /  (85) 9 9959-2040

Atendimento de Urgência 24h
Segunda a Sexta: 08h às 21h
Sábado: 08h às 12h

Lançamento Instituto Lithos:
18/10 às 19hs
Local: Coco Bambu Frutos do Mar
Evento para convidados
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.