quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Hospital César Cals realiza IX Jornada Científica



Com abertura programada para a noite dessa quarta-feira, 25, a IX Jornada Científica do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado do Ceará, vai abordar o “Cuidado à gestante e puérpera na atenção terciária”. Serão três dias, 25, 26 e 27 de outubro, dedicados à discussão de temas que envolvem a atuação de um hospital terciário, de alta complexidade, voltado para o cuidado obstétrico. As palestras vão abordar desde o conceito geral do cuidado à gestante, passando pela medicina fetal, parto humanizado, assistência materna na redução da mortalidade fetal, o cuidado global e humanizado à gestante, o parto e nascimento no contexto da formação profissional, entre outros.

Além das palestras e mesas redondas, serão realizados minicursos em áreas como psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, farmácia, enfermagem e medicina. Essas serão as atividades a serem desenvolvidas nos dois primeiros dias do evento. No último dia, 27 de outubro, haverá a entrega do Certificado de Reconhecimento para profissionais que se destacaram no hospital, a premiação dos trabalhos e a palestra de encerramento “Doenças Infecciosas Tropicais – ênfase nas arboviroses endêmicas e seu impacto na atenção à gestante”, com o infectologista Anastácio Queiroz.

Na solenidade de abertura, haverá o lançamento da Revista Brasileira de Atenção Terciária – RBAT, produção de caráter multidisciplinar que será um instrumento de comunicação do hospital para divulgar os novos conhecimentos aplicados nas áreas da saúde, que contribuem para o ensino, desenvolvimento da pesquisa e assistência ao paciente nos diferentes níveis de atenção da saúde. “O Hospital César Cals dá mais um passo na produção científica e vai disponibilizar todo o conhecimento com acesso on-line” afirma Solange Paiva, da comissão integrante da revista. 

A IX Jornada Científica é destinada aos profissionais das áreas da saúde do HGCC e de outras instituições, bem como estagiários e acadêmicos, e é realizada sob a coordenação do Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP). O evento abre as comemorações dos 89 anos de história do Hospital Geral Dr. César Cals, que atua para a promoção da saúde nas áreas de Clínica Médica, Clínica Obstétrica e Ginecológica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.