segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Inovação - Steel Frame: nova tecnologia reduz impacto ambiental e tempo de construção



Nova tecnologia poderá ser vista no "Bangalô da Serra", espaço elaborado pelo arquiteto Marçal Barros em parceria com a Multiformas Design, empresa responsável pela construção do local.

Construir uma casa não é tarefa fácil. Para quem decide assumir essa tarefa é preciso planejamento, mão de obra numerosa e qualificada, se preocupar com o descarte correto dos resíduos sólidos, fora o impacto ambiental gerado no processo de construção, que pode, a depender do tamanho, levar meses, ou até mesmo anos. Mas uma tecnologia ainda recente no Brasil pode mudar esse cenário: é o Steel Frame.

Aqui o concreto, o cimento e os tijolos são substituídos por uma estrutura de aço galvanizado (que é uma fina camada de zinco que impede a corrosão do aço). Até mesmo a madeira, que normalmente é usada para sustentação do telhado some do checklist de quem vai construir uma casa. Para dar celeridade, as estruturas já chegam pré-montadas da fábrica, precisando apenas colocá-las em seus devidos lugares. Depois é preciso apenas revestir as paredes, teto e piso. 

"Quem vê a casa pronta, não consegue nem imaginar que por trás dessas paredes existe essa tecnologia. Isso porque é tão parecido com as casas que construímos de alvenaria, que não é possível você ver a olho nú essa diferença", afirma Alexandre Modesto, da empresa cearense Multiformas Design.

O "Steel Frame" é uma das tecnologias aplicadas pela Multiformas Design em suas construções. Apesar de relativamente novo no mercado, esse tipo de material já é aplicado há cerca de 100 anos em construções em países da Europa ou nos os Estados Unidos.

Além de permitir a redução do impacto ambiental, uma construção com "Steel Frame" abre um leque de possibilidades, segundo Alexandre. "Esse tipo de material te permite uma facilidade para construir e remodelar ambientes, porque basta apenas mudar a estrutura de local, e revestí-la novamente, e pronto, pode-se ter um novo ambiente. Você pode aumentar a sala, ou criar mais um quarto quando quiser", completa.

Steel Frame também permite o transporte da estrutura para outro lugar. "Com esse material você pode simplesmente desmontar a sua casa e reconstruí-la em outro local. Nesse processo, você reaproveita 70% do material, o que te permite menor custo, diferente, por exemplo, de uma casa de alvenaria, que se você quiser mudar, terá que construir uma nova do zero", diz Alexandre.

Serviço
Bangalô da Serra, na Casa Cor Ceará 2017
Local: Rua Zuca Acioli, 505 - Manoel Dias Branco
A partir do dia 05 de outubro
Horarios: 17h às 22h (terça a sábado); 16h às 21h (domingos)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.