domingo, 8 de outubro de 2017

Livro de jornalista cearense aborda infância homoafetiva na literatura brasileira



As discussões em torno da homossexualidade no país ganham novos ares no livro Entre o Pavor e o Prazer – infância homoafetiva na literatura brasileira, do jornalista Benedito Teixeira. Com lançamento marcado para próximo dia 10, o livro passeia por textos da literatura brasileira que trazem em seus enredos personagens infantis, do sexo masculino, em contextos que sinalizam o desejo homoafetivo.

Apoiado no tripé formado pelos conceitos de infância, homoafetividade e literatura, o livro ousa ao unir temas pouco explorados em obras do gênero, buscando compreender como o desejo homoafetivo é processado nas narrativas da literatura brasileira. A análise realizada pelo autor tem como base as concepções de Michel Foucault acerca do poder disciplinador.

“Considerando a literatura um instrumento privilegiado de representação da realidade, buscamos mostrar como as personagens e seus desejos são apresentados nas obras literárias. O livro traz um recorte que nos permite também verificar como os instrumentos de poder são identificados em abordagens literárias sobre a manifestação de desejos homoeróticos ainda na infância”, explica o autor.

Com linguagem acessível, o livro é dirigido a todos os públicos e se configura como leitura indispensável aos interessados em conhecer mais sobre a temática acerca da homossexualidade.

O recorte literário fica por conta de quatro grandes obras da literatura brasileira, que servem como pano de fundo para a análise realizada pelo autor. São elas: O Ateneu, de Raul Pompéia; Capitães da areia, de Jorge Amado; Dona Sinhá e o filho do padre, de Gilberto Freyre e Limite Branco, de Caio Fernando Abreu.

Entre o Pavor e o Prazer – infância homoafetiva na literatura brasileira foi publicado pela Appris Editora e é resultado da dissertação de mestrado do autor. O trabalho inicia a construção de um inventário das obras literárias que tratam da temática da homoafetividade na infância.

Leitor voraz e apaixonado pela arte literária, Benedito Teixeira é jornalista por formação e mestre em Literatura, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente cursa o doutorado em Literatura pela mesma universidade. O trabalho de pesquisa do autor é voltado para infância e literatura de temática homoafetiva. Além disso, Benedito ainda atua como jornalista e professor.

SERVIÇO
Entre o Pavor e o Prazer – infância homoafetiva na literatura brasileira
Lançamento: 10 de outubro
Onde: Vinyle Café (Rua Waldery Uchôa, 42 – Benfica)
Hora: 19h
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.