quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Maior prédio do Ceará individualiza hidrômetros


O prédio mais alto do Ceará, Edifício Cidade, está prestes a finalizar o procedimento de individualização da medição de água do condomínio. Com a medida, os moradores passam a monitorar seu próprio consumo para pagamento também de fatura individual, uma vez que deixa de ser rateado entre os condôminos.

Diante do novo modelo, cada um dos 312 apartamentos, divididos em 35 andares, contará com hidrômetros individuais. O procedimento técnico necessário já foi feito, agora a Cagece está realizando o cadastramento de cada cliente e a implantação final no sistema comercial da companhia.

Além de impulsionar a economia de água, individualizar a medição facilita também a identificação de vazamentos e reduz a pegada no meio ambiente: “os clientes economizam mais porque passam a pagar pelo que consomem, dessa forma, reduzem o desperdício em suas residências”, pontua o técnico em engenharia da Cagece, Marcelo Leite.

Atualmente, existem 228 imóveis com medição individualizada no Ceará. Somente no último ano, 84 condomínios se individualizaram no estado, dentre eles, o Edifício Cidade, localizado no bairro Centro, em Fortaleza. Com o procedimento, o prédio passa a ter mais de 300 clientes da Cagece. 

A individualização pode ser feita em qualquer tipo de prédio. Existem duas maneiras de realizar o procedimento. Um é o processo de medição individualizada, recomendado para prédios com altura superior a 7,5 metros. Já o sistema de ligação individualizada é feito em prédios até essa altura, que oferecem condições de instalar um hidrômetro a um ramal individual vindo da rede até a residência.

Em julho do ano passado, foi sancionada a lei federal 13.312, que torna obrigatória a medição individualizada do consumo hídrico nas novas edificações condominiais. Esta ação do governo federal ajudou a reforçar a lei municipal 9.009, que vigora desde 2005, e traz em seu texto a exigência similar de que os novos condomínios verticais já sejam adequados à individualização.

Para estimular a individualização, a Cagece ministra palestras em eventos com o intuito de esclarecer e divulgar tanto as normas, quanto os benefícios da individualização.

Saiba mais
O procedimento e os documentos necessários para realizar a individualização dos imóveis estão disponíveis para download no site da Cagece, junto com todos os anexos da norma de medição individualizada. As informações podem ser acessada nesse link: https://www.cagece.com.br/norma-de-medicao-individualizada
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.