Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

O Comitê da Bacia do Curu completa 20 anos


Hoje o Ceará é modelo na gestão de recursos hídricos. O estado é composto por 12 Comitês de Bacias Hidrográficas, sendo a do Curu a primeira a ser criada

O Vale do Curu foi a primeira experiência do estado do Ceará, como bacia hidrográfica. Em 1997, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Curu (CBH Curu) deu os primeiros passos, por meio da criação da Comissão de Usuários. Desde então, foi intensificado o trabalho da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), junto à sociedade local, para iniciar o processo de discussão da alocação de água na região. O órgão é secretaria-executiva dos 12 Comitês de Bacias.
O modelo de gestão expandiu-se por todo o estado, o que torna o Comitê do Curu um marco importante na história da gestão participativa das águas. Isto proporcionou um aperfeiçoamento do trabalho executado nos recursos hídricos. Os membros do CBH do Curu adquiriram conhecimento de toda a bacia e interação com o Sistema de Recursos Hídricos, passando por um processo de formação e capacitação, o que gerou um empoderamento do colegiado.

O presidente do Comitê do Curu, José Elias Teixeira, afirma: “Na época da criação, a bacia chamou atenção por ser muito bem municiada de água. Também, devido à existência de uma fábrica de açúcar, emprego garantido, dois projetos grandes de irrigação (Pentecoste e Paraipaba), fluxo de banana e cana-de-açúcar. Para uma gestão descentralizada formou-se o Comitê de Bacia, com a participação de quatro grandes segmentos da sociedade (poder público estadual, federal e municipal, usuário e sociedade civil), para que as informações demandassem dos próprios usuários da região”.

De acordo com o vice-presidente do CBH Curu, Glayson Aguiar, a partir do nascimento do Comitê tem-se a conscientização da boa utilização da água, quais os principais fatores de produtividade, sendo prioritários o consumo humano e a dessedentação animal, depois o desenvolvimento ou fortalecimento da agricultura familiar. “As reuniões são realizadas de forma itinerante, a fim de poder sentir de perto as dificuldades do pescador, agricultor, prefeito, poder público em geral, para que possamos ajudar, colaborar e desenvolver projetos e programas que diminuam os impactos hídricos”, ressalta Glayson.

O secretário-geral executivo do CBH Curu, Mazinho Oliveira, diz: “Nós somos os fiscais do uso dessas águas, no dia a dia, e informamos as demandas aos órgãos públicos competentes. Com o Comitê, os usuários têm mais informação e economizam mais água”.

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, por sua vez, enfatiza que o CBH tem hoje um papel fundamental no processo de gestão de água, sem o qual dificilmente teria sido feito esse trabalho. “Nesses 20 anos estamos homenageando a primeira experiência que tivemos no estado, de uma gestão sobre o controle social da população, da própria bacia por meio da sociedade civil, usuários e poderes locais, fazendo o controle social das águas e definindo o seu uso na bacia hidrográfica”.

O aniversário do CBH Curu será realizado no dia 26 de outubro, às 9h, no E.E.F. Maria do Socorro Gouveia, em São Gonçalo do Amarante.

Serviço
Aniversário Comitê do Curu
Local: E.E.F. Maria do Socorro Gouveia
Endereço: Rua Francisco Duarte, s/nº – Liberdade – São Gonçalo do Amarante
Data: 26 de outubro
Hora: 9h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.