terça-feira, 17 de outubro de 2017

Operação Fronteiras intensifica ações de combate ao Aedes em Fortaleza e Caucaia

A operação conjunta envolverá sete bairros, localizados nas áreas limítrofes entre os municípios

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), e a Prefeitura de Caucaia lançam, nesta terça-feira (17/10), a Operação Fronteiras, que tem como objetivo intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito vetor das arbovirses (dengue, chikungunya e zika), nos bairros localizados nas áreas limítrofes entre os municípios. O lançamento da operação, que prossegue até o próximo dia 20, ocorre às 8h30, na praça da Igreja Santa Luzia, situada na IV Etapa do Conjunto Ceará.

A operação conjunta envolverá sete bairros, atingindo cerca de 18.000 habitantes. Ao todo serão contemplados mais de 7.000 imóveis, dos bairros Conjunto Ceará I e II em sua IV etapa, além da Granja Lisboa, de Fortaleza; e Marechal Rondon, Parque Guadalajara, Parque Albano e Velho São Miguel, em Caucaia.

Durante a semana, cerca de 400 profissionais de saúde, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, mobilizadores sociais e equipes de limpeza dos municípios de Caucaia e Fortaleza, além de profissionais do Metrofor, promoverão visitas domiciliares, exposições educativas - como apresentação do ciclo biológico do mosquito Aedes Aegypti -, e demonstração do uso do peixe beta no controle do vetor, oficinas educativas nas escolas da área e as ações de limpeza na área de domínio do Metrofor e entorno.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde de Fortaleza, Nélio Moraes, esse trabalho é importante para diminuir os criadouros do Aedes e as chances da população ser acometida por alguma arbovirose. “A atuação das nossas equipes possibilita a redução dos focos do mosquito e notificações das doenças causadas por ele. O trabalho feito durante este segundo semestre, nos permite antecipar e reforçar as ações de enfrentamento ao Aedes antes do período chuvoso do próximo ano”, explica Nélio.

Durante o lançamento da Operação, a população contará também com a oferta de serviços de saúde, como verificação de pressão arterial e glicemia, além da distribuição de mudas de plantas incentivando a conservação do meio ambiente. A Operação Fronteiras conta com o apoio do Metrofor, Comitê Estadual de Enfrentamento às Arboviroses, Núcleo Estadual de Controle de Vetores (Nuvet) e 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Serviço
Lançamento da Operação Fronteiras de combate ao Aedes
Data: 17/10 (Terça-feira)
Horário: 8h30
Local: Praça da igreja Santa Luzia – Avenida J, s/n – 4ª Etapa do Conjunto Ceará
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.