sábado, 28 de outubro de 2017

Postos de Saúde reforçam atendimento para detecção precoce do câncer de mama

Dez unidades estarão abertas neste sábado (28/10), de 8h às 12h, para atendimento às mulheres

Como parte da programação do Outubro Rosa, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua reforçando as ações de conscientização e alerta a todas as mulheres para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Neste sábado (28/10), de 8h às 12h, postos de saúde da Regional VI estarão abertos com a oferta de serviços às mulheres.

Ao todo, dez postos de saúde realizarão atendimentos direcionados à saúde da mulher, como a coleta de citologia (Papanicolau), exame clínico das mamas e solicitações de mamografia. Durante todo o dia, profissionais das unidades farão, ainda, um trabalho informativo e educativo sobre o assunto.

Para a gerente da Célula de Atenção a Saúde da Mulher, Léa Dias, o Outubro Rosa é um momento de sensibilização que pretende conscientizar o público feminino em relação à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença. “A SMS organizou uma programação especial com o objetivo de alertar as mulheres para os cuidados contra o câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, a chance de cura aumenta em até 95%”, explica.

Durante todo o mês de outubro, a Prefeitura de Fortaleza preparou uma programação especial para alertar à população sobre a detecção do câncer de mama. Em parceria com entidades da sociedade civil, foram realizados passeios ciclísticos, a II Regata Rosa, Caminhada Rosa e audiências públicas abordando a temática. Os hospitais e postos de saúde da rede municipal integram o movimento com a realização de trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.

Além destas atividades, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) iluminou de rosa equipamentos símbolos da Capital: Catedral, Praça do Ferreira, Paço Municipal, Hospital da Mulher, Mercado dos Peixes, estátuas de Iracema na Lagoa de Messejana e na Beira Mar, Monumento ao Jangadeiro na Beira Mar, espigões da Av. Rui Barbosa e da Rua João Cordeiro, passarela da Av. Antônio Sales e Praça Portugal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, há uma estimativa de 57.960 novos casos de câncer de mama por ano. No Ceará, chega a 2.160 e, em Fortaleza, 860 casos, acarretando na morte de 35 mulheres por dia. Em sua fase inicial, a doença não apresenta sintomas, mas, quando surgem os sinais, a doença já está avançada. Por isso, a descoberta do câncer de mama no início aumenta as chances de tratamento e cura.

Confira a lista dos postos de saúde que abrem neste sábado (28/10):
- Posto de Saúde Anísio de Teixeira (Paupina)
- Posto de Saúde Edmar Fujita (Castelão)
- Posto de Saúde Hélio Goes Ferreira (Conjunto Alvorada)
- Posto de Saúde Janival de Almeida (Castelão)
- Posto de Saúde Maria de Loudes (Conjunto Tancredo Neves)
- Posto de Saúde Otoni Cardoso do Vale (Paupina)
- Posto de Saúde Pompeu de Vasconcelos (Conj. J. Paulo II)
- Posto de Saúde Evandro Ayres (Conjunto Palmeiras)
- Posto de Saúde César Cals de Oliveira (Aerolândia)
- Posto de Saúde Grasiela Barbosa (Ancuri)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.