Pular para o conteúdo principal

Torneio de Xadrez reúne jogadores neste sábado (30) no RioMar Kennedy

    Os fãs de xadrez podem realizar as inscrições até o dia da competição e concorrer a premiações em dinheiro (Fotos: Divulgação)     Neste sábado, dia 30 de março, o RioMar Kennedy , em parceria com a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará , e apoio da Liga Brasileira de Xadrez , realiza um Torneio Aberto de Xadrez para o público de todas as idades. Com início da primeira rodada às 15h , a competição acontecerá na Praça de Alimentação, no Piso L3.   “Teremos jogadores fortes confraternizando com a garotada iniciante, interação muito importante e prazerosa para o jogo.  Vale lembrar que todos podem se sentir aptos a brincar e trabalhar a mente”, diz o fundador da Liga Brasileira de Xadrez,  Francisco Ari Maia Júnior .   Para participar do torneio é necessário se inscrever na Liga Brasileira de Xadrez ( https://lbx.org.br/cadastro ), sem custos, e realizar cadastro no Google Forms.  As inscrições são no valor de R$ 30 para pagamento feito até dia 28/3 e R$ 50 para inscri

Projeto Baú de Leitura entrega 800 livros na Semana das Crianças no Ceará

Na semana do dia das crianças, o projeto segue fomentando e incentivando a formação de novas bibliotecas com a distribuição de acervos literários. Em doze anos de projeto, já foram entregues mais de 145 mil livros no Ceará.

Na semana do dia das crianças, nos dias 9 e 11 de outubro, o projeto Baú de Leitura pretende levar literatura e alegria, de forma lúdica, para as bibliotecas comunitárias da dos municípios de Aquiraz e Salitre, esta com entrega na Biblioteca Pública Menezes Pimentel, em Fortaleza. Durante a ação, que conta com o apoio da Enel, através da Lei do Mecenato Estadual – Secult/Ce, serão entregues 2 baús de leitura com um acervo de 400 livros/cada, acompanhados de uma contação de histórias com a Casa do Conto.

Para o coordenador do projeto, o baú vem se integrando nas comunidades de forma muito ativa, participando do dia a dia das pessoas como um espaço de lazer, lúdico, de encontro. “O baú é a novidade que chega para as crianças com páginas coloridas e cheias de aventuras e conhecimento. Quando chegamos às comunidades, as crianças logo na entrega do acervo já ficam abrindo os livros com muito entusiasmo. Isso é algo precioso para elas, é notório para quem observa.”, explica Almir Mota

O projeto chega ao seu 12º ano de atividade com a entrega de 364 Baús de Leitura, totalizando cerca de 145.600 livros distribuídos em todo o Ceará. O projeto que neste ano já passou por 12 bibliotecas comunitárias, objetiva ainda nesta edição entregar mais 15 baús de leitura, totalizando a distribuição de 6.000 livros.


Data
Bibliotecas beneficiadas
Cidade
[4] Biblioteca Comunitária Pastoral da Criança
Salitre/ A entrega será realizada na Biblioteca Púb. Menezes Pimentel, localizada na Estação, no Centro de Fortaleza
[5] Biblioteca Comunitária Tapera das artes
Aquiraz

Inclusão social e cultural

Para quem já é beneficiado pelo projeto, o baú representa mais do que o acesso à leitura. “É uma ponte fundamental para o crescimento e formação de novos cidadãos”, explica a presidente da ONG Movamu´s (Movimento de Valorização das Mulheres) Clara Silveira Fernandes, do município de Itapajé, a 125 quilômetros de Fortaleza.

Na comunidade Bairro dos Ferros, onde a ONG já funcionava como Ponto de Leitura desde 2013, o baú foi mais uma ferramenta para integrar a comunidade na discussão em torno da violência contra a mulher, respeito, cidadania, envolvendo crianças, adolescentes e pais. “Atualmente, temos um acervo de 700 livros na biblioteca, que vai da literatura à pesquisa e títulos infanto juvenis”, explica Clara, que compõem o grupo de cinco colaboradores que ajudam na manutenção da biblioteca, que foi batizada de Biblioteca Professora Zelândia, em homenagem à professora e escritora da comunidade.

A biblioteca também passou a integrar o cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado. “Isso significa que o equipamento passa a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará e ter benefícios que vão além do recebimento do acervo do projeto do Baú de Leitura. Agora poderão participar de formações, a exemplo do IV Seminário, e serão acompanhados pelo projeto, poderão ainda receber doação de livros e participar dos encontros organizados pelo Sistema.”, fala Júlia Barros

Municípios

Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Crato, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas/CE gerida pela Secult/CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.

Casa do Conto

Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar e fomentar o surgimento de novos espaços de leitura em comunidades de baixo IDH do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e jovens. O projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.

Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. As histórias são narradas de maneira lúdica, acompanhadas por músicas, a fim de estimular ainda mais o gosto pela leitura.

O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Cadastre sua biblioteca:

O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo fomentar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.

Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail:bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 3101-2546 ou 2547.

Mais informações em:
Casa do Conto
Telefone (85) 3252-3343/ 98526-1201
Coordenação geral do projeto: Almir Mota
Coordenação executiva: Júlia Barros

Fan Page: @ongcasadoconto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.