domingo, 29 de outubro de 2017

Recomendo - Ciclo de palestras com Izabel Gurgel no Museu da Fotografia


O Museu da Fotografia Fortaleza recebe, no decorrer dos meses de outubro, novembro e dezembro, a abertura de um ciclo de falas com a jornalista Izabel Gurgel, que faz parte da série “Livros, leituras: viagem”. Izabel se apresenta como leitora, e discute obras de autores com histórias notáveis, como Clarice Lispector, além de contar, com a ajuda dos livros que leu, a história de lugares do Ceará que merecem destaque, mas poucos conhecem, como o município de Icó.

Segundo a jornalista, “têm muitos detalhes importantes, acerca de diferentes obras, que o público sequer ouviu falar. E viajar nesse mundo da leitura dá passagem ao que está tão perto, às vezes diante dos olhos, e a gente não vê a graça e a grandeza que tem”.

Os ciclos de conversas se dividem em “Retrato 3 x 4”, que aborda biografias, obras e traços das personalidades de diversos autores; e “Cidade Portátil”, que retrata cidades e arredores, com foco em festas e tradições, feiras e mercados, modos de viver e ocupar o espaço.

Perfil Izabel Gurgel – Jornalista, com estudos na Universidade Federal do Ceará (UFC) em Comunicação Social e Sociologia. Especialista em Gestão da Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Vive em Fortaleza, onde dirigiu o Theatro José de Alencar entre 2007 e 2014.  Ministra cursos livres e outras atividades com livros e leituras, com atuação nesse âmbito, junto a instituições e eventos como o Museu da Fotografia de Fortaleza, Bienal Internacional do Livro do Ceará, Centro Cultural Banco do Nordeste e Vila das Artes (Fortaleza), entre outros.

Sobre o Museu
Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult) e de Educação do Estado (Seduc) e às Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O MFF tem também uma equipe de monitoria formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social, Pedagogia e Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFC), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Serviço:
Ciclo Retrato 3 x 4:
Cora Coralina – sábado, 28 de outubro
Pierre Verger – sábado, 25 de novembro
Clarice Lispector – domingo, 10 de dezembro
Ciclo Cidade Portátil:
Sábado, 09 de dezembro
Local de realização: Museu da Fotografia Fortaleza
Horário: sempre de 14h30 às 17h
Valor: R$50,00 cada dia de conversa
Inscrições: Na recepção do Museu
Mais informações: (85) 3017-3661
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.