terça-feira, 3 de outubro de 2017

Rede municipal de Juazeiro do Norte participa do 1º Encontro Nacional Redes Que Transformam, do programa Formar, da Fundação Lemann

17 redes públicas de ensino participarão do evento em São Paulo que contará com convidados especialistas em gestão pública e educação como Alexandre Schneider, 
Claudia Costin e Veveu Arruda

Na próxima quarta-feira, 04 de outubro, representantes da Secretaria de Educação de Guarulhos estarão em São Paulo (SP) no 1º Encontro Nacional Redes Que Transformam, do programa Formar, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional e o Mathema. O programa está desde fevereiro em Guarulhos e atua também em outras 16 redes públicas de ensino, apoiando mais de 1500 profissionais da educação e colaborando com a aprendizagem de mais de 600 mil alunos.

O evento reunirá secretários municipais e estaduais de educação, líderes das secretarias e equipes técnicas e pedagógicas. Além de compartilhar práticas e trocar experiências, a equipe da secretaria de educação de Guarulhos poderá participar de painéis temáticos sobre os desafios da gestão, perenidade em políticas públicas e reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Convidados como Alexandre Schneider (Secretário da Educação de São Paulo), Claudia Costin (ex-secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial), e Veveu Arruda (ex-prefeito de Sobral) já estão confirmados para o encontro.

Outra novidade para este dia é o lançamento do novo nome do programa que, anteriormente, se chamava Gestão para a Aprendizagem:"Nos últimos meses, o programa foi reformulado e ampliado, e com a participação de todos os parceiros e redes, trabalhamos em uma identidade e posicionamento que realmente representassem as transformações que o Formar oferece em parceria com as redes de educação", conta Guilherme Antunes, gerente de projetos da Fundação Lemann.

No Formar, a rede de educação é apoiada pelo período de dois a três anos, recebendo suporte para o desenvolvimento de políticas públicas e contando com formações pedagógicas em gestão e formações em didáticas específicas. O programa é gratuito e colabora para que toda a rede trabalhe em sintonia - das secretarias às escolas, chegando até as salas de aula.



PROGRAMA FORMAR
O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. Promovemos e alinhamos esforços entre as secretarias de educação e as escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos. Uma sintonia essencial para proporcionar educação de qualidade para todos os alunos.

FRENTES DO PROGRAMA
Políticas Educacionais
Profissionais com grande experiência em gestão de redes públicas de ensino trabalham lado a lado com a secretaria de educação. Juntos, apoiam a revisão e desenvolvimento de políticas e processos pedagógicos (tais como: currículo, avaliações padronizadas, formação de professores e acompanhamento pedagógico). Também ajudam no planejamento e organização da secretaria de educação para que as escolas recebam um suporte mais efetivo e em sintonia com as suas necessidades.


Formação continuada em serviço
Profissionais com grande experiência em gestão escolar e formação trabalham no desenvolvimento de professores, gestores escolares (diretores e coordenadores pedagógicos) e equipes técnicas da secretaria de educação (departamentos de acompanhamento pedagógico e formação). As formações fortalecem e aprimoram as práticas dos educadores a fim de promover melhores aulas e mais qualidade na aprendizagem de todos os alunos.

Redes de ensino apoiadas pelo programa
As redes municipais de Ribeirão Preto (SP), Guarulhos (SP), Taubaté (SP), Francisco Morato (SP), Campos do Jordão (SP), Franca (SP), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Ponta Grossa (PR), Castro (PR), Novo Gama (GO), São Luís (MA), Porto Velho (RO) e as redes estaduais de Alagoas, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.


FUNDAÇÃO LEMANN
Desde 2002, a Fundação Lemann colabora com professores, escolas, redes públicas de ensino e profissionais da educação em iniciativas de grande impacto para garantir a aprendizagem de todos os alunos. Também apoia pessoas e organizações comprometidas em resolver os principais desafios sociais do Brasil, ajudando a construir um país mais justo e avançado.

MAIS INFORMAÇÕES
www.fundacaolemann.org.br/formar - (a página estará disponível a partir do dia 04 de outubro)

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: 
assessoriadeimprensa@fundacaolemann.org.br 

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.