Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Sertão Central gera renda e emprego com sapatos sustentáveis



Nascida em Quixeramobim e filha de agricultores, Dona Zilá, 83 anos, demonstrou seu interesse pela indústria da transformação desde criança, hoje, mestre de ofício da renda nhanduti, ela multiplica a técnica pioneira no Estado e amplia os horizontes com a produção de sapatos artesanais sustentáveis na região do Sertão Central.

Com foco no repasse da técnica nhanduti, geração de trabalho e renda, as oportunidades estão surgindo vindo da capital e de outros estados. “Os sapatos sustentáveis são comercializados com qualidade para os mercados local e nacional, e futuramente internacionalmente, quando ganhar maiores proporções com as redes sociais. Colocamos o artesão frente a frente com o mercado”, reforça Dona Zilá.

Estimular e fortalecer a organização econômica e social tem sido umas das bandeiras de defesa do Grupo Frivolitas, formado por artesãs, sapateiros e acompanhamento do designer, Erico Gondim. O fomento do projeto é do Sebrae Ceará com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Associação de Artesãos do município.

Com a matéria-prima vinda dos restos de materiais industriais calçadistas da região, as artesãs moldam os novos pedidos de acordo com a primeira Coleção Frivolitas. São em média 10 artesãs, 3 sapateiros e 6 pessoas capacitadas, oriundas do assentamento Caraíbas. O Grupo consegue atender 40 pedidos de sapatos por mês. Os sapatos são comercializados ao preço final de R$70.

“Somos perfeccionistas nos detalhes e a renda nhanduti é o maior obstáculo. No município não se tem tantos sapateiros e os poucos que existem, ajudam na produção dos pedidos. Temos um prazo de uma semana para entregar cada par de sapatos”, disse Dona Zilá.

Fazer um produto bem feito com design atemporal tem conquistado muita gente na capital e cidades do interior. “Nossa matéria-prima começa onde todos os outros terminam, com as sobras. Não queremos somente que eles sejam inseridos no mercado, temos interesse em ensinar a técnica do rendado nhanduti para mais pessoas. Somos empreendedoras sociais e pensamos muito além, na geração de emprego e renda”, afirma Zilá.

A primeira coleção feminina de sandálias e sapatilhas possui forte identidade local e regional. Através de consultorias promovidas pelo SEBRAE Ceará foi desenvolvendo um negócio inovador, agregando mais valor às peças e mantendo o conceito sustentável, sem uso de origem animal.

As redes de lojas, designers de moda e desfiles de moda sustentável pelo país afora é um dos objetivos do grupo em participar. O Sebrae tem sido o responsável por propagar os produtos de grupos de artesãos, como tem demonstrado sua evolução e expansão  dos negócios com a consultoria da instituição.

Sobre o Frivolitas
O grupo de Quixeramobim é responsável pelo repasse da técnica Nhanduti e Frivolité, gerando preservação da cultura popular e renda para comunidades locais. A nova coleção artesanal é composta de reaproveitamento de material das fábricas da região e da aplicação do Nhanduti. O Projeto de Resgate de Ofícios Artesanais é uma realização do SEBRAE Ceará – Escritório Regional Sertão Central.

Crédito para fotos e designer: Érico Gondim

Ponto de Venda em Fortaleza
Elabore //colab.store
Rua Marcos Macêdo, 655 - loja 10
Aldeota, Fortaleza/CE
(85) 3013-5733

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.