domingo, 1 de outubro de 2017

TIC e Escola Porta Iracema das Artes realizam aula-aberta “Figuras Corporais” de Ines Pasic sobre técnica de mímica e manipulação de bonecos


Ines Pasic é fundadora e diretora do Gaia Teatro, sediado em Lima (Peru), que apresenta “O mundo de Fingerman” no Festival Interncional de Teatro Infantil do Ceará.


Imagem inline 2
Espetáculo “O Mundo de Fingerman”, do Gaia Teatro (Bósnia/ Peru)


Escola Porto Iracema das Artes e o 7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, realizam em Fortaleza a aula-aberta “Figuras Corporais”, ministrada por Ines Pasic, dia 9 de outubro, às 16h, no Porto Iracema das Artes. Ines Pasic é fundadora e diretora do Gaia Teatro, sediado em Lima (Peru), que traz ao festival “O Mundo de Fingerman”, um premiado espetáculo onde, por meio da mímica e do teatro de animação, os personagens são criados a partir dos corpos das próprias atrizes. A peça ganhou o prêmio MASQUE de melhor produção estrangeira outorgado pela Academia de Artes Cênica de Québec (Canadá). A aula-aberta é gratuita.

A base do trabalho de Ines Pasic é utilizar o próprio corpo para dar vida a personagens e manipulá-los, mesclando teatro de figuras e teatro de animação.  Seus espetáculos têm rodado o mundo, sobretudo, por festivais de teatro de animação e de mímica, reunindo prêmios de público e crítica.

Na aula-aberta, a artista compartilhará seus conhecimentos, suas investigações e suas experiências sobre figuras corporais. Sua fala se centrará nos fundamentos das técnicas de mímica e manipulação para criar jogos teatrais. Abordará a relação entre as diferentes partes do corpo (enquanto personagens) e o manipulador de bonecos.

SOBRE INES PASIC

De origem bósnia, Ines é formado pelo Conservatório de Saravejo. Ao lado do peruano Hugo Suárez, a artista estudo técnicas de mímica e fundou o “Teatro Hugo e Ines” em 1986. Interessada pelas possibilidades expressivas de cada parte do corpo, Ines e Hugo desenvolvem um estilo e uma linguagem próprios, que combinam técnicas de manipulação, mímica e dança. Suas produções se apresentaram em mais de quatrocentos festivais internacionais no Japão, EUA, Canadá, França, Brasil, Argentina, entre outros; bem como ganharam vários prêmios de crítica e público. Em 2003, funda o Gaia Teatro, junto a Gabriela Bermudez e Hugo Suarez. Atualmente, além de continuar seu trabalho artístico, Ines tem ministrado palestras e oficinas sobre teatro de figuras.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º TIC é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (via Lei de Incentivo à Cultura). Tem o patrocínio da M Dias Branco e Caixa. Agradecimento: Naturagua e Enel. Apoio: Hapvida, Marisol e Governo do Ceará, através da sua Secretaria da Cultura. Parceria: Escola Porto Iracema das Artes, Instituto Francês, Cinemateca da Embaixada da França, Consulado da França em Recife, Fecomércio, SESC, Theatro José de Alencar, Instituto Dragão do Mar, Prefeitura de Sobral e ECOA. Produção: Invento Produções Culturais. Promoção: Instituto Seara.

SERVIÇO

Aula-aberta “Figuras Corporais” com Ines Pasic (Bósnia/ Peru) - Dia 9 de outubro, às 16 horas, no Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema).

7° TIC - Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará - De 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral.  Informações: (85) 3048 6077. Email: fest.teatroinfantil@gmail.com. Site: www.festivaltic.com.br.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.