terça-feira, 10 de outubro de 2017

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher promove ações da campanha Outubro Rosa


Diversos mitos ainda cercam a realização de exames de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero. Compreender qual a idade certa para fazer os exames, os fatores de risco e quais são os devidos cuidados para prevenir as doenças são de suma importância para a saúde da mulher. Nesse sentido, a Unidade Móvel Sesc* Saúde Mulher desenvolve diversas ações na primeira quinzena de outubro que alertam para a relevância dos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce das doenças.           
Buscando conscientizar a população sobre a questão, atividades de educação em saúde acontecem no Hospital Mental de Messejana, na UAPS Regina Severino, no projeto Outras Conversas do Senac, na Associação Mãe da Providencia e na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher.  
Dentre as ações do Outubro Rosa, acontecem exposições mediadas, orientações, encaminhamentos para a realização de exame de mamografia na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher e distribuição de laços cor de rosa, símbolo da campanha.
A realização de exames como a mamorafia e o papanicolau auxiliam na detecção precoce de possíveis problemas, aumentando as possibilidades de tratamento. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher trabalha com esse atendimento, encaminhado por postos de saúde da Regional, que agenda o atendimento com na Unidade Móvel, e realizado gratuitamente.

Como funciona a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher?

Os exames são gratuitos e, para fazê-los, é necessário ser encaminhada por alguns dos postos de saúde da Regional VI, que agenda o atendimento da mulher na Unidade Móvel.
Podem fazer a mamografia mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas) de 50 a 69 anos, faixa etária elegível para o exame, segundo recomenda Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Já o citopatológico (Papanicolaou) é indicado para mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual, com idade entre 25 e 64 anos.
Os exames são encaminhados para análise e laudo no Hospital de Câncer de Barretos (HCB-SP) e Instituto do Câncer do Ceará (ICC), referência nacional e regional na área. Em caso de alterações nos exames, as mulheres serão encaminhadas para instituições de saúde através do sistema de regulação do SUS, e as suspeitas de diagnóstico mais evidentes serão encaminhadas pelo município para os Centros de Alta Complexidade em Oncologia, que dará seguimento ao tratamento adequado, de forma gratuita.
 Implantada em 23 estados do Brasil, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher chega ao Ceará com a proposta de auxiliar no combate ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de contribuir na prevenção de outras doenças e promoção da saúde através das ações de Educação e Saúde.


Programação

6/10
Local: Hospital Mental de Messejana (Rua Vicente Nobre Macêdo, S/N - Messejana)
Horário: 08h às 11h

7/10
Local: UAPS Regina Severino ( R. Itatiaia, 889 - Canindezinho)
Horário: 08 às 14h

9/10
“Mitos e realidades sobre o câncer de mama”
Local: Senac - Projeto Outras Conversas  (Av. Tristão Gonçalves, 1245 - Centro)
Horário: 15h às 17h

10/10
Local: Associação Mãe da Providencia/Jangurussu (Rua Dra. Wanda Sidou, S/N - Cajazeiras)
Horário: 08h às 17h

11/10
Unidade Móvel Saúde Mulher/Policlínica do Jangurussu (R. Estr. do Itaperi, S/N  - Passaré, Fortaleza - CE)
Horário: 08h às 17h

13/10

Local: Unidade Móvel Saúde Mulher/Policlínica do Jangurussu (R. Estr. do Itaperi, S/N - Passaré, Fortaleza - CE)
Horário: 08h às 17h

16/10
“Mitos e realidades sobre o câncer de mama”
Local: Senac - Projeto Outras Conversas  (Av. Tristão Gonçalves, 1245 - Centro)
Horário: 09h às 11h

SERVIÇO
Outubro Rosa – Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher
Informações: (85) 3195.8728


*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.


Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

Instagram: sescce
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.