Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Fortaleza realiza mutirão para entrega de carteiras de identificação para pessoas autistas A ação tem o objetivo de reduzir a fila de espera pelo documento e diminuir o tempo entre a solicitação e recebimento da carteira

  Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta terça-feira (02/04), um mutirão de entrega das Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Durante todo o mês, serão entregues duas mil carteiras de forma descentralizada em todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs). A ideia é zerar a fila de espera para quem já solicitou e diminuir o tempo entre as novas solicitações e o recebimento. A emissão da CIPTEA, que completa um ano neste mês, tem como objetivo inibir as barreiras atitudinais no atendimento às pessoas autistas, ou seja, atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao apresentá-la, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social. "Essa é uma forma de garantir um dir

Agenda cultural - Camila Marieta mostra confiança e amadurecimento em seu mais novo EP

Tropeço no Meio Fio, que será lançando no dia 03 de dezembro, celebra o novo momento pessoal e musical da jovem cantora

Uma das mais novas descobertas da cena contemporânea musical cearense, a cantora e compositora Camila Marieta lança, no próximo dia 03 de dezembro, o seu segundo EP, intitulado Tropeço no Meio Fio. Após o sucesso de público e de crítica do primeiro trabalho, Imaginada (2015), a jovem artista, de apenas 20 anos, mostra-se mais madura e poética. Com produção musical do multiinstrumentista Claudio Mendes e colaboração dos músicos Daniel Lima e Júnior Quintela, Tropeço no Meio Fio possui uma pegada tropical noturna, recheada de pitadas de surf music, reggae e neo soul, com letras e melodias que traduzem o sentimento de mudança, com composições que falam sobre segurança, confiança e sinceridade.

As músicas do novo EP, que conta com quatro faixas inéditas e uma regravação, retratam perfeitamente todo esse processo de crescimento artístico e pessoal de Camila Marieta. Cambaleada, por exemplo, foi escrita após frustrações em alguns relacionamentos, não só amorosos, em um momento de autoconhecimento e, principalmente, de autoconfiança.

Ela me mostrou essa música quando a convidei para integrar a banda Stand Up, de surf music. Decidimos usar a canção no repertório da banda e ela acabou ganhando um arranjo meio reggae, por conta do estilo da banda. Ainda tentamos levá-la pra outros lados posteriormente, mas acabamos decidindo que o estilo praiano estava combinando bastante com a composição e com a nova atmosfera do trabalho da Camila”, explica Cláudio Mendes.

A música Sono, por sua vez, foi basicamente tirada de uma conversa que a cantora teve sobre relacionamentos e sobre como se sentia quando se entregava completamente assim que se apaixonava. Trata-se de uma canção que já havia sido lançada no primeiro EP, mas que acabou entrando no Tropeço no Meio Fio após alterações nos arranjos e após ganhar até uma parte nova, criada por Claudio Mendes.

É a Vida foi feita em um momento bem leve e tranquilo da artista, que fala sobre a importância de se entregar, de não ter medo se vai ou não dar certo, de ir e de tentar, sempre. “Estava querendo sair das composições melancólicas na época, sentei na cama e comecei a tocar acordes alegres no violão, que na maioria dos casos começo com as melodias, e a tradução desses acordes e melodias me fizeram chegar à letra”, afirma Camila Marieta.

Inverso de Ti é, segundo a artista, umas das músicas mais fortes que Camila Marieta já escreveu até hoje. “Como a própria canção diz, juntei um sentimento que veio à tona depois de cinco anos. Precisava colocar para fora tudo aquilo que já aconteceu e o que também estava acontecendo no momento em que a escrevi”, diz. Claudio completa: ”Essa, sem dúvida, é uma das composições mais intensas da Camila. A música tem tanta carga emocional que decidimos fazê-la mais minimalista até o primeiro refrão e só depois trazer a banda chegando de leve”, explica o produtor.

Já Fui e Voltei conta com uma letra que pode ser interpretada de várias formas. Segundo Claudio: “Camila criou uma sequência de acordes meio incomum para essa canção e isso acabou combinando muito com o clima que as palavras queriam passar. Com a levada de bateria meio deslocada e as guitarras viajantes, a música tomou uma forma bem singular e encaixou perfeitamente no nível de densidade para ser a última canção do EP”.

Parceria
Tropeço no Meio Fio é o resultado de uma parceria entre Camila Marieta e Cláudio Mendes, músico, compositor e produtor musical de artistas como Lorena Nunes, Nayra Costa e Di Ferreira. Como instrumentista, já se apresentou ao lado de grandes artistas cearenses, Artur Menezes, Daniel Groove, David Ávila, Gustavo Portela e Daniel Peixoto, além de dirigir e produzir os espetáculos em circulação “Elas Cantam Belhior”, “Ceará In Reggae” e “Las Tropicanas”. Toda essa bagagem foi fundamental para que ele não apenas reconhecesse a força e o talento de Camila Marieta, mas que também acompanhasse a evolução musical da jovem cantora.

“Quando a conheci ela já vivia em um momento de transformação. Ela estava finalizando o primeiro EP com composições de quando ela era bem mais nova, mas que já apresentavam as primeiras faíscas do que seria essa nova fase”, explica Cláudio Mendes. Para ele, Tropeço no Meio Fio é bastante simbólico justamente por representar essa mudança de menina para mulher. “Ela continua falando de relacionamentos, cotidiano, mas fala de maneira mais madura, segura de si e confiante. Aprendendo a abraçar as dores e a interpretar prazeres, Camila Marieta traz composições incrivelmente envolventes, com letras sinceras e melodias cativantes”, finaliza.

Show e clipe
Além do lançamento de Tropeço no Meio Fio no dia 03 de dezembro, quando estará disponível nas principais plataformas digitais, Camila Marieta também se apresenta no dia 10 de dezembro, às 18h, na Casa de Sal, localizado na Avenida Beira Mar. Durante a apresentação, o público vai ter a chance de ver, em primeira mão o clipe “Cambaleada”, primeira música de trabalho novo EP.  

Antes e após o show, o público vai poder conferir um line up só com mulheres. Às 16h, a DJ Bia Turri traz um setlist especial e cheio de descobertas e, às 20h, é a vez das Desenroladas Clara Dourado e Gabi Dourado colocar todo para dançar. E durante todo evento, haverá exposição de fotografia de Tainah Picanço.

“O show de lançamento na Casa de Sal não deixa de ser uma forma de celebrar esse momento com amigos, admiradores do meu trabalho e parceiros deste projeto tão importante. Escolhemos um lugar pertinho da praia, super aconchegante e intimista, justamente porque queremos unir todos aqueles que contribuíram, de alguma forma, para o resultado final do EP”, reforça a cantora.
  
Serviço:
Camila Marieta – Tropeço no Meio Fio


 Ficha Técnica
 Vozes e composições: Camila Marieta
Baixo, teclados, violões, guitarras, backing vocal: Cláudio Mendes
Guitarras, teclados: Daniel Lima
Bateria, percurssão e backing vocal: Júnior Quintela
Produção: Cláudio Mendes
Có-produção: Júnior Quintela e Daniel Lima
Arranjos: Cláudio Mendes, Júnior Quintela e Daniel Lima
Gravação e mixagem: Magnólia Produções, por Lucas Guterres (CE/BR)
Masterização: Steve Corrao (EUA)
Fotos no Galpão Balta Som&Luz, por Tainah Picanço, com styling de Clara Dourado. Look: Florinda. Make up: Mylena Samory
Fotos na praia por Pedro Martins, com look TAO Design e Make up por Mylena Samory
Design Gráfico: Luly Oliveira
Faixas: 5
Selo: Independente

Show de lançamento do EP

Dia: 10/12
Horário: a partir das 16h
Local: Casa de Sal – Avenida Beira-mar, 846 – Praia de Iracema
Ingresso: R$: 10
Classificação: Livre
Mais informações: (85) 98872-1717

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.