segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Agenda cultural - Festival internacional de teatro de bonecos homenageia Pedro Boca Rica

Se vivo fosse, o artesão Pedro Boca Rica, mestre de reisado e do boneco, teria completado 80 anos no dia 16 de novembro. Para homenagear este grande artista cearense, natural de Ocara, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Fortaleza) sediará a primeira edição do Festival Internacional Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco (FIB), nos dias 28 (10h às 19h) e 29 (10h às 20h). A entrada é gratuita.

O evento é uma mostra não competitiva no qual se apresentarão grupos de bonecos cearenses, nacionais e internacionais. Além dos espetáculos, a programação conta com debate entre os bonequeiros e público participante.

Dez grupos se apresentarão, sendo dois nacionais, dois internacionais e seis do Ceará. Ao todo, cerca de 100 artistas participarão da iniciativa. Também será realizado o seminário “Mestre Pedro Boca Rica: entre afetos, memórias e criações”, mediado pela diretora da Fundação Raimundo Fagner, Tereza Tavares, e encenado o espetáculo “Cassimiro Coco”, dirigido por Bil Bonequeiro.

Pedro Boca Rica criou centenas de bonecos, entre tipos sociais, figuras humanas, animais e seres imaginários. Hoje, seus bonecos estão expostos em centros de cultura brasileiros, como no Memorial da América Latina (SP), Centro Dragão do Mar e Museu da Emcetur, em Fortaleza. Sua obra também é reverenciada em museus dos EUA, Japão, Alemanha e França. Pedro dos Santos de Oliveira morreu jovem, em 1991, e ganhou o apelido em razão de ter dentes revestidos em ouro.

FORTALEZA

Dia 28/11/17 (terça-feira)

CCBNB
  • 10h às 10h30 - Solenidade de Abertura: Convidados: Ministério da Cultura, Centro Cultural BNB, Teatro da Boca Rica, Secretaria da Cultura de Ocara, Secretaria da Cultura do Ceará, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte, Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC
Show Musical: banda de Ocara toca a canção “Boi Tungão”.
  • 10h30 às 12h30 - Seminário: Mestre Pedro Boca Rica: entre afetos, memórias e criações, com Oswald Barroso, Auricélia Alves (Ocara) e Mestre Luciano - Boi Coração (Ocara). Mediação: Tereza Tavares, diretora da Fundação Raimundo Fagner, Cantora e atriz do Grita/Boi Tungão com Mestre Pedro Boca Rica). Lançamento de livros.
  • 15h às 16h – Espetáculo: Cassimiro Coco. Direção: Bil Bonequeiro (Pindoretama-CE).
·    18h - Espetáculo "As lutas e paixões de Mateus, o topador de Boi" - Circo Tupiniquim - Omar Rocha

Dia 29/11/2017 (quarta-feira)
CCBNB
·         10h às 16h30 - Oficina de bonecos e vivências, com Valdeck de Garanhuns (SP)
·         18h - Espetáculo "Homem da Barriga" (Itália)
·         19h - Espetáculo "Dr. Roberto" (Portugal)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.