quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Atitudes cidadãs transformam áreas da Regional II de Fortaleza



Com o intuito de auxiliar o Poder Executivo na manutenção dos espaços públicos da capital, moradores dos bairros Aldeota e Cidade 2000 estão transformando a área onde moram em espaços mais harmônicos para a convivência.
O canteiro central da avenida Padre Antônio Tomás, entre as ruas Joaquim Nabuco e Osvaldo Cruz, foi transformado em um espaço para contemplação, por meio do novo paisagismo implantado pelos moradores. No local foi realizado o plantio de flores e plantas ornamentais que está agradando aos que trafegam pela área.
Conforme Américo Picanço, idealizador da iniciativa e morador do bairro, o canteiro ornamentado diminui as chances de formação de pontos de lixo e beneficia a todos os frequentadores da área. “A comunidade costuma reclamar da cidade e não tem a iniciativa de fazer a sua parte para melhorar. Eu tive a idéia de revitalizar o canteiro central da avenida Padre Antônio Tomás para coibir a formação de pontos de lixo e estimular o uso da faixa de pedestre durante a travessia. Unimos comércios, casas e edifícios, todos participaram do paisagismo e estão cuidando do ambiente, afinal é algo que vai beneficiar a todos. É lindo chegar em casa ou no trabalho e ver as cores das flores”, enfatiza o morador.
Já no bairro Cidade 2000, a mureta de proteção da quadra esportiva da Praça Edvar Martins recebeu novas cores, fruto de mutirão de pintura dos moradores. Os desenhos escolhidos para a grafitagem do muro fazem uma homenagem aos pontos turísticos do nosso estado, um verdadeiro painel artístico que está atraindo diversos admiradores.
“Ações como esta que desenvolvemos na Praça Edvar Martins unem a comunidade. Todos se ajudam para transformar sua área de lazer em um lugar melhor. Nosso intuito é mudar o conceito das pessoas sobre espaços públicos. Queremos mostrar que é algo nosso, que devemos cuidar, que não podemos jogar lixo em qualquer lugar e principalmente que podemos sempre transformar o local onde vivemos”, afirma Erivan Aguiar, morador do bairro e idealizador da ação de pintura.

As gentilezas urbanas idealizadas e executadas pelos moradores dos bairro Cidade 2000 e Aldeota contaram com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional II. “Queremos que as pessoas tomem posse dos espaços públicos. Precisamos compreender que o nosso lar não se restringe somente as paredes da nossa casa, temos que cuidar do entorno e criar o espírito de pertencimento e dizer à cidade é nossa! Estamos trabalhando a conscientização em vários bairros, a tarefa de cuidar e limpar Fortaleza é de todos nós. Somente juntos, poder público e a sociedade é possível construir uma cidade melhor pra se viver. Juntos podemos muito mais”, afirma Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Regional II.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.