sexta-feira, 10 de novembro de 2017

CAIXA Cultural Fortaleza e Programa Educativo Gente Arteira realizam oficinas e cursos gratuitos no mês de novembro

A programação conta com atividades voltadas para celebrar e refletir sobre o Dia da Consciência Negra

Gente Arteira, programa educativo da CAIXA Cultural Fortaleza, que tem o objetivo de contribuir para o fomento à cultura, em suas mais diversas vertentes, está com uma programação especial para o mês de novembro. Como parte das comemorações ao Dia Nacional de Consciência Negra (20/11), o projeto vai realizar 03 oficinas dedicadas à data, além de cursos e atividades com temas variados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br.  

No dia 11 de novembro, por exemplo, das 9h às 18h, acontece a oficina Semeando Africanidades na Produção Didática Escolar, ministrada pela professora Sandra Petit, graduada em Linguas Estrangeiras Aplicadas e com Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação. A ideia do encontro, voltado para professores, educadores e demais interessados a partir de 18 anos, é discutir a proposta de implementação das africanidades no currículo escolar na perspectiva de reconhecimento da riqueza de contribuições do continente africano na composição da brasilidade. As inscrições podem ser feitas de 07 a 09 de novembro. Capacidade: 40 vagas, por ordem de inscrição. 

Já no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, vai ser realizada a oficina Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino. Ministrada por Cláudia Oliveira, Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Coordenadora da Caravana Cultural Quilombola de Caucaia e membro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Ceará – COEPIR, a aula propõe momentos de reflexão e de construção das bonecas que possuem forte ligação com a resistência negra. Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’ em Iorubá, uma das maiores etnias da África, eram bonecas feitas pelas mães para acalentar os filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – a partir de retalhos de suas saias. Os interessados, com idade a partir de 16 anos, podem se inscrever entre os dias 14 a 16 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Para finalizar a programação especial referente ao Dia da Consciência Negra, o Gente Arteira realiza a oficina Turbante-se, que está agendada para o dia 25 de novembro, das 14h às 18h. Ministrado por Juliana Holanda, pós-graduanda em Gestão Cultural, e Neide Rodrigues, idealizadora do Ateliê Xica Pilica, que produz peças e produtos a partir de material totalmente ou parcialmente reciclado, o encontro é uma oportunidade de conhecer as memórias, as técnicas de uso do turbante e como seu uso mantém a expressão da cultura negra. As inscrições podem ser feitas entre os dias 21 a 23 de Novembro. Classificação: a partir de 16 anos. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

Educação e Arte
O Projeto Educativo Gente Arteira também vai promover outras atividades destinadas ao público que se interessa pela temática de arte e educação. Entre os dias 07 e 11 de novembro, das 18h às 21h, é a vez do Su Gesto – Oficina de Desenho para Iniciantes. Na ocasião, os alunos vão ter a chance de desmistificar o desenho como algo destinado apenas a crianças e profissionais. Por meio de dinâmicas e “jogos” de desenho, o participante verá que desenhar pode ser uma forma de expressão natural e divertida. As aulas vão ser ministradas por Daniel Chastinet, ilustrador há mais de dez anos. Os interessados a partir de 16 anos devem se inscrever de 03 a 06 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

A oficina de Estamparia Artesanal com Carimbos, por sua vez, que vai acontecer nos dias 11 e 12 de novembro, das 14h às 18h, é um verdadeiro convite para a experimentação artística, uma vez que passeia pelas possibilidades do encontro entre tecidos, papéis e carimbos artesanais. Durante dois dias, os participantes vão estampas originais, passando por todas as fases do processo, desde a confecção dos carimbos em madeira até a composição da peça. As aulas são ministras por Luciene Lobo, que assina como Luci Sacoleira, arquiteta e artista visual desde 2011. Os interessados em participar devem ter idade a partir de 16 anos e fazer a inscrição de 07 a 09 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição.

No dia 25 de novembro, das 9h às 18h, vai ser realizada a oficina de Fotografia e Direitos Humanos, com Karine Garcez e Gilvanda Soares. A ideia é abordar a fotografia como instrumento de registro, percepção do mundo em que estamos inseridos e, nesse contexto, falar dos migrantes e refugiados. Trata-se de um processo fotográfico precisa ser pensado, discutido, entendido como arte e documento histórico. Destinada para os amantes da fotografia e demais interessados a partir de 18 anos, a oficina recebe inscrições entre os dias 21 e 23 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Além disso, entre os dias 14 e 17 de novembro, o Gente Arteira promove o minicurso sobre Patrimônio Cultural e os Desafios da Contemporaneidade, com Adson Rodrigo, mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em História do Brasil pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e MBA em Gestão Cultural. Durante as aulas, que acontecem das 18h às 21h, os alunos vão ter a oportunidade de fazer uma reflexão sobre novos olhares em torno dos conceitos, das abordagens e dos desafios da gestão do Patrimônio Cultural na contemporaneidade. As inscrições para o minicurso, que é destinado para professores, educadores e profissionais de áreas afins a partir de 16 anos, ficam abertas de 08 a 10 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. 

Salina
Também no mês de novembro, a CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 19 de novembro de 2017, o espetáculo teatral Salina – A Última Vértebra, com sessões de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 17h. Com direção de Ana Teixeira e Stephane Brodt e texto do autor francês Laurent Gaudé, montagem propõe um mergulho numa África ancestral, por meio de uma história atemporal e universal sobre exílio, ódio e perdão.

Além do espetáculo, o grupo realiza a oficina Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro), que acontece no dia 18 de novembro, das 14h às 18h, na Sala de Ensaio  da Caixa Cultural Fortaleza. Conduzido por Ana Teixeira, pedagoga, diretora do Amok Teatro e da Casa do Amok, o encontro propõe um olhar sobre a improvisação no jogo do ator, como um caminho que articula técnica e organicidade. O Treinamento também objetiva desenvolver a presença cênica do ator, conhecer e edificar sua individualidade, acessar uma determinada linguagem cênica ou ainda, auxiliar diretores e atores na investigação de processos poético-pedagógicos.

As inscrições podem ser feitas de 06 a 10 de novembro, por meio do formulário http://bit.ly/2lNes2n. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail oficina@amokteatro.com.br. Podem participar atores com experiência, estudantes de artes cênicas e demais interessados a partir de 18 anos. O resultado da seleção sai no dia 13/11 e os participantes vão ser informados pela produção com listagem também divulgada na página do grupo Amok Teatro no Facebook (https://www.facebook.com/amok.teatro/).

ServiçoPrograma Educativo Gente Arteira – atividades para novembro
Programação Gratuita

Curso: Su Gesto – Oficina de Desenho para Iniciantes
Data: 07 a 11 de novembro
Horário: 18h às 21h
Inscrições: entre os dias 03 e 06 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição


Oficina: Semeando Africanidades na Produção Didática Escolar
Data: 11 de novembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 07 e 09 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 40 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Estamparia Artesanal com Carimbos
Data: 11 e 12 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 07 e 09 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Curso: Patrimônio Cultural e os Desafios da Contemporaneidade
Data: 14 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h
Inscrições: entre os dias 08 a 10 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Bonecas Abayomi: símbolo de resistência, tradição e poder feminino
Data: 18 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 14 e 16 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Turbante-se
Data: 25 de novembro
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 21 e 23 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Oficina: Fotografia e Direitos Humanos
Data: 25 de novembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 21 e 23 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

TeatroSalina – A Última Vértebra
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Datas: 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2017
Horários: quinta a sábado, às 19h, e domingo, às 17h.
Duração: 3h20
Intervalo: 20 minutos 
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 15/11, das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local
Paraciclo disponível no pátio interno

Oficina: Treinamento - Improvisação (Os Caminhos do Ator no Amok Teatro)
Data: 18 de novembro de 2017
Horário: 14h às 18h
Inscrições: de 06 a 10 de novembro, por meio do formulário http://bit.ly/2lNes2n
Resultado da seleção: 13 de novembro - os participantes vão ser informados também por e-mail e ligação telefônica pela produção. A lista também vai ser divulgada na página do grupo Amok Teatro no Facebook (https://www.facebook.com/amok.teatro/). 
Classificação indicativa: a partir de 18 anos
*Vagas Limitadas
Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.