Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Coleção Terra Bárbara: Livro traça perfil biográfico da coreógrafa Regina Passos


            Era início da década de 1950 quando a dona de casa Regina Passos, casada com Luiz Passos e mãe de seis filhos – entre 1 e 11 anos – , decidiu ir para o Rio de Janeiro estudar balé clássico. Tinha 30 anos. A decisão mudou por completo a vida de Regina e, de quebra, deu novo rumo à história da dança em Fortaleza.

            Regina Passos fundou, em 1954, a primeira escola de balé na cidade e até 2009, pôs gerações para dançar. Dirigiu 50 festivais de dança clássica no Theatro José de Alencar, levou o balé para a TV, contribuiu para impulsionar a profissão e o ensino da dança em Fortaleza. Por quase 50 anos esteve à frente da Academia de Balé Regina Passos.

            A vida de coreógrafa e professora, que unia determinação e rigidez para pôr meninas na ponta dos pés, está contada no perfil biográfico Regina Passos que a jornalista Amanda Queirós escreveu para a Coleção Terra Bárbara, das Edições Demócrito Rocha.  O lançamento será realizado dia 30, às 20 horas, no Teatro Via Sul, durante a abertura do festival de dança realizado para comemorar os 95 anos da coreógrafa que acontece em janeiro de 2018. No palco estarão ex-alunas de Regina Passos e atuais bailarinas em formação na Academia de Balé Tereza Passos, filha da coreógrafa homenageada.

            “Narrar os caminhos de Regina Passos significa amarrar pontas e encontrar novos ângulos para uma história testemunhada quase diariamente por mim, por cerca de 20 anos, como uma das centenas de alunas de sua academia de balé, a primeira instituição de ensino regular em dança de Fortaleza”, afirma a jornalista e bailarina Amanda Queirós, no texto de introdução ao livro.  Para escrever o perfil biográfico da coreógrafa, Amanda mergulhou em arquivos de jornais, reviu entrevistas gravadas com Regina Passos, conversou com ex-alunas e filhos.

            “De viés memorialista, o recorte escolhido para o livro se divide em duas partes. Na primeira, a personagem surge entrelaçada a Fortaleza, como produto da vida social dessa cidade. Na segunda, torna-se protagonista e escreve seu papel na história da dança no Ceará”, explica Amanda Queirós.  

O festival: a proposta do espetáculo é apresentar ao público cearense por meio da dança e arte cênica um espetáculo profissional e de nível técnico elevado.  Mostrando a evolução do aprendizado de nossas alunas durante o decorrer do ano.  Apresentando aos pais e familiares todo um trabalho de técnica clássica, além de incentivar e aprimorar cada vez mais nossas alunas fazendo com que o interesse pelo Ballet Clássico e outras modalidades crenças em nosso estado. O público poderá conferir nos dias 30/11 (às 20 horas), 1º/12 (20h30min) e 2/12 (16 horas).

SERVIÇO
Lançamento do livro Regina Passos (Edições Demócrito Rocha)
Quando: Dia 30, às 20 horas
Quanto: R$ 24,90. O livro estará à venda no foyer do Teatro Via Sul durante todo o festival entre os dias 30/11 (no lançamento) e 2/12

SOBRE A AUTORA
Amanda Queirós é jornalista formada pela UFC e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Especializada na cobertura cultural, foi repórter do Vida & Arte, no O POVO, e chefe de reportagem da “Ilustrada”, no jornal Folha de S. Paulo, além de ter colaborado para publicações como Revista de CinemaHarper´s BazaarRevista da Gol e Revista de Dança. Concluiu o Curso de Formação de Bailarinos do Colégio de Dança do Ceará (2002) e o Curso Dança e Pensamento da UFC (2008-2009) e atuou como pesquisadora para as enciclopédias digitais Itaú Cultural e Dança em Rede. Integra a comissão de dança da Associação Paulista de Críticos de Arte e é coeditora do site www.criticatividade.com. Desde 2012, edita a seção de cultura do Metro Jornal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.