Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,
Diagnosticar, planejar, aplicar e medir o ROI segue sendo a trilha básica quando o assunto é Desenvolvimento Humano. O problema é que, ainda que essencialmente os objetivos de determinado treinamento corporativo sejam os mesmos (assim como o treinamento em si, em muitos casos), a forma com que as pessoas consomem e apreendem conteúdos diversos mudou muito na última década. Sim, a internet, os smartphones, os milhões de vídeos postados diariamente nas redes sociais têm muito a ver com isso.
Nessa esteira, o processo de gamificação tem ganhado cada vez mais força dentro das organizações, afinal de contas, seus elementos essenciais (competição, cooperação, descoberta e storytelling), juntamente com as mecânicas (pontos, placares, rankings, níveis e badges), tornam situações do mundo real mais divertidas e proporcionam melhores experiências de aprendizado. É o que mostra o evento Espresso3 Summit Gamification, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, e trará diversos casos de sucesso na adoção da gamificação em modelos de negócios de start ups (DogHero, Mercado Livre e LinCare), gestão de pessoas (IBM, SAP e Leroy Merlin), educação corporativa (Bradesco e SEBRAE) e educação formal (FEAUSP e IME-USP).
Além disso, o keynote speaker do Summit Gamification será o Prof. EdD. Karl Kapp, um dos mais influentes especialistas da atualidade em gamificação aplicada à educação e à aprendizagem. Doutor em educação, ele atua como professor de tecnologia educacional na Bloomsburg University of Pennsylvania e como consultor em instituições públicas e empresas listadas na Fortune 500, além de ser membro do board de diversas start-ups. É autor de diversos livros, entre eles o best-seller The Gamification of Learning and Instruction (2012) e o recém lançado Play to Learn (2017), com Sharon Boller.
Saiba mais sobre gamificação em:
Serviço: Espresso3 Summit Gamification
Data: 13 e 14/11/2017, a partir das 8h30.
Local: RoofTop5 – Rua Coropés, 88, São Paulo, SP
Informações e inscrições: http://espresso3.com.br/summit
Sobre o Canal Espresso3?
Espresso3 é um canal de aprendizagem contínua em educação corporativa e gestão de pessoas lançado em 2015 com publicação semanal, abordagem de microlearning e conduzido pelo prof. Wagner T. Cassimiro. Sua finalidade é educacional, ou seja, buscamos compartilhar boas práticas de organizações consideradas benchmarks dentro de uma lógica inteligente, breve e dinâmica. O canal é público, gratuito e não usa conteúdo comercial.
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