segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Festival Fartura – Comidas do Brasil reúne mais de 6 mil pessoas em Fortaleza


Em sua terceira edição na cidade, evento levou mais de 70 atrações para a capital cearense e contou com nomes como Lia Quinderé, Leo Gonçalves e Felipe Oliveira

O Festival Fartura – Comidas do Brasil encerrou o calendário de 2017 em Fortaleza e  atraiu mais de 6 mil pessoas para o Iate Clube de Fortaleza no último fim de semana. Com mais de 70 atrações gastronômicas, vindas de 12 Estados brasileiros, o evento reuniu chefs, produtores e profissionais da gastronomia nos dias 25 e 26 de novembro em um agradável espaço à beira-mar. Foram cerca de 10 mil pratos vendidos durante os dois dias e mais de 4 toneladas de ingredientes utilizados no preparo das receitas, que estiveram dispostas em seis áreas gastronômicas.

No Espaço Chefs e Restaurantes, o caranguejo na quenga, da chef Van Régia (Culinária da Van, Fortaleza – CE), e os topopos de atum com maionese de wasabi e salada de algas, do chef Flávio Miyamura, de São Paulo, ganharam o paladar do público. Estiveram, ainda neste espaço, os chefs Felipe Oliveira (Tragaluz, Tiradentes -MG), Fabricio Lemos (Origem, Salvador – BA), Carlos Bertolazzi (Zena Caffè, São Paulo – SP), Leo Gonçalves (O Mar Menino, Fortaleza – CE), Bia Araújo (Biá, Fortaleza - CE) e Marco Gil (Quintal Restaurante, Fortaleza – CE) serviram seus pratos para que os participantes provassem o melhor da gastronomia.

Já Lia Quinderé (Sucré Patisserie, Fortaleza – CE), Daniel Arruda (Bullter Hot Dog, Fortaleza – CE), Lucas Donadel (Donadel Burger Shop, Fortaleza – CE), Nicole Benevenides (Hortalícia, Fortaleza – CE), Pablo Oazen (Garagem Gastrobar, Belo Horizonte – MG), Onildo Rocha (Cozinha Roccia, João Pessoa – PB), Rita de Medeiros (Sorbê, Brasília – DF) e Pedro Siqueira (Puro Restaurante, Rio de Janeiro – RJ) ofereceram suas delícias no Espaço Petiscos, Lanches e Doces.

Ainda participaram do festival, no espaço de Cozinha ao Vivo, chefs convidados como Carlos Kristensen (Hashi, Porto Alegre – RS), que fez arroz caldoso de costela, Marcio Santoro (Albano’s, Belo Horizonte – MG), com feijão tropeiro, Ivo Faria (Vecchio Sogno, Belo Horizonte – MG), com canjica cremosa com salteado de filet de sol, Pedro Emílio (Fortaleza, CE), com arroz de caju com curry alencarino, e muitos outros.

No Espaço Conhecimento Senac, o público ouviu histórias e iniciativas de diversos profissionais da gastronomia, como Kadma Marques, Adriana Lucena, Solange e Morubixaba Batista, Eduardo Girão e os chefs Pablo Oazen, Diego Freire, Timóteo Domingos e Nilza Mendonça.

Já no Interativo Senac, o público colocou a mão na massa orientados por chefs como Eduardo Sisi, que apresentou o suíno da terra, Ivan Prado, que ensinou o Peixe com Caju, Leo Gonçalves com carne de sol cearense e Fred Jayme, que serviu ceviches veganos.

Além da programação gastronômica, cuja curadoria nacional foi assinada pela jornalista Luiza Fecarotta e a curadoria local pela chef confeiteira Lia Quinderé, o Fartura também contou com shows de Chambinho, Brascuba, Orquestra Popular do Nordeste, Mimi Rocha, Adelson Viana, Elas cantam Belchior, Aldo Sena, entre outros, e intervenções cênicas.

O Fartura – Comidas do Brasil inicia o calendário 2018 de festivais em Belém, onde estará pela primeira vez, nos dias 27 e 28 de janeiro, na Estação das Docas.


SOBRE O FARTURA - COMIDAS DO BRASIL
Fartura – Comidas do Brasil é uma das principais plataformas de gastronomia do país.  Nascida a partir Festival de Tiradentes, que em 2017 completou 20 anos, a plataforma tem como objetivo a valorização da gastronomia nacional, criando conexões entre ingredientes, receitas, produtores, mercados, chefs e restaurantes através de pesquisas e viagens pelo país.

A base da plataforma é o conteúdo garimpado durante a Expedição Fartura, viagem que mapeia nossas diversas cadeias produtivas. A equipe do Fartura está na estrada desde 2012, conhecendo as receitas, as histórias e as cozinhas mais acolhedoras do país. Ao longo desses anos, a plataforma percorreu todos os estados brasileiros, passando por 208 municípios e rodando quase 100 mil quilômetros. Posteriormente, todo o material produzido é divulgado em livros, documentários e programas de rádio, além dos eventos realizados ao longo ano. Esse conteúdo é ainda disponibilizado no Portal Fartura, lançado em 2017, trazendo receitas, histórias e personagens dos quatro cantos do Brasil.

Nos Festivais Fartura Comidas do Brasil São Paulo, Tiradentes, Fortaleza, Belo Horizonte, Fartura Kids (Belo Horizonte), Lisboa e Porto Alegre o público se conecta com música boa, diversão e experiências gastronômicas com chefs, produtos e produtores de todo o Brasil pesquisados na Expedição. Através dos pratos e suas respectivas receitas, o público tem acesso também aos ingredientes e às histórias de múltiplos personagens da gastronomia brasileira.
Em 2017, os resultados dos festivais foram:
+65 mil pessoas
+160 atrações culturais
+ 400 atrações gastronômicas
+ 850 profissionais da gastronomia
+30 toneladas de alimento servidos


REFORÇO EM SEU POSICIONAMENTO DE MARCA
Neste ano, o Fartura também está de marca nova, novo ícone, novo conceito que reforça o compromisso com a cultura e com as receitas e ingredientes que compõem as comidas do Brasil. Por isso, a partir de agora, a marca ganhou um complemento: “Fartura - Comidas do Brasil”. A logo também destaca um ícone: o U. De origem tupi-guarani, o U significa comer, ingerir. É o elemento básico nos principais símbolos e nomes ligados à alimentação dos povos indígenas brasileiros e agora integra a marca de uma das maiores plataformas gastronômicas do país.

Livros
Cada Estado visitado pela Expedição Fartura Gastronomia tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As viagens resultaram em 4 livros até o momento. O 5º livro está em fase de finalização e, com ele, fecha-se o percurso em todo Brasil.

Expedição Fartura Gastronomia – Volume 4
Estados visitados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Sergipe e Piauí

Fartura: Expedição Brasil Gastronômico – Volume 3
Estados visitados: Paraná, no Espírito Santo, em Alagoas, em Roraima e no Amapá.

Expedição Brasil Gastronômico – Volume 2
Estados visitados: São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso e do Distrito Federal

Expedição Brasil Gastronômico – Volume 1
Estados visitados: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas

Prêmios
Premiado
Prêmio
Categoria
Relevância
Plataforma Fartura Gastronomia
Second Runner-up - United Nation World Tourism Organization
Inovação de Turismo
O Projeto Fartura Gastronomia concorreu com 109 projetos de 50 países
Livro Expedição Brasil Gastronômico II

Gourmand World Cookbook (2º lugar)
Lifestyle/Sustentabilidade
Principal premiação gastronômica do mundo.

Livro Expedição Brasil Gastronômico
Jabuti (1º lugar)
Gastronomia

Livro Expedição Brasil Gastronômico
Gourmand World Cookbook (2º lugar)
Culinary Travel
Principal premiação gastronômica do mundo
Média-metragem Expedição Brasil Gastronômico 2013

1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA (1º lugar)
Melhor obra de até 30’

O filme concorreu com 77 inscritos de 10 países, todos exibidos no cinema montado do Jockey Club do Rio de Janeiro, durante o evento Rio Gastronomia 2014.

Filmes Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais do Fartura – Comidas do Brasil.

Programa de rádio
Programetes com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais
O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.