terça-feira, 14 de novembro de 2017

Identidade visual da Mostra Sesc Cariri de Culturas evidencia tradição da região


Na 19ª Mostra Sesc* Cariri de Culturas, a valorização dos artistas locais tem início já na divulgação, que fortalece a identidade local, a marca do cariri, presente em todas as edições do evento. Nesse sentido, a construção da identidade visual da Mostra reafirma o valor do artista e da cultura da região com a escolha da tipografia “Cratense”, da designer Lucélia Barbosa, desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso de Design de Produto na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Presente em todo o material visual da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a tipografia Cratense foi escolhida pela equipe do Sesc, por refletir bem a cultura caririense. “É fantástico você ver seu trabalho sendo reconhecido. Era realmente a minha intenção, desde o começo que eu fiz, que a gente conseguisse disseminar a cultura local. Porque eu tentei representar nela os signos do interior. Então a ideia era que fosse utilizada para que pessoas de outros lugares pudessem ver e vissem o Cariri!”, explica Lucélia.
A fonte é inspirada na arquitetura nordestina e foi desenvolvida a partir do registro fotográfico das platibandas do centro do Crato, preservando e promovendo a memória histórica do local. As platibandas, faixas arquitetônicas horizontais que emolduram edifícios escondendo o telhado, ainda são muito frequentes na cidade do Crato e demarcam expressões artísticas dos mestres pedreiros.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.
Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.

*Instituição mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

SERVIÇO
19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 10 a 14 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação: Site www.mostracariri.sesc-ce.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS

Link Imagens de Apoio: https://goo.gl/WN6nCs
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.