sábado, 11 de novembro de 2017

Instituto Brasil Solidário promove ação de Prevenção e Saúde com atendimento odontológico gratuito

Dando continuidade as ações do projeto do Instituto Brasil Solidário, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE, receberá novas palestras e atendimento odontológico gratuito para os alunos

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, em Beberibe/CE, recebe duas importantes ações de prevenção e saúde, que fazem parte da proposta do Programa de Desenvolvimento da Educação – PDE, do Instituto Brasil Solidário. A escola, que já conta com um escovódromo sustentável, construído coletivamente com os alunos que participaram das oficinas práticas do PDE, terá mais uma etapa de ações, dessa vez voltada para aspectos de higiene e saúde bucal, além de atendimentos odontológicos.

Reforçando sobre a importância de tratar a saúde como um fator de impacto direto no rendimento dos alunos e na diminuição da evasão escolar, as atividades incluem ainda palestras de cidadania e prevenção com as temáticas sobre a sexualidade, orientações sobre os métodos contraceptivos e as doenças sexualmente transmissíveis, além de um debate de sensibilização e saúde em combate ao uso de drogas.

Convidado pelo Instituto Brasil Solidário, os alunos serão atendidos pelo dentista paulista, Dr. Wolber Sontak, que vem promovendo ações solidárias junto com o IBS desde 2004. “Já percorremos escolas e municípios de muitas regiões do Brasil fazendo essa ação de atendimento odontológico e palestras com os educadores e alunos, são muitos anos acompanhando como a saúde e a prevenção tem relação direta com a qualidade de vida desses estudantes, incluindo os impactos da saúde bucal com indicadores educacionais, e a intenção não é só promover um dia de atendimentos gratuitos, mas levar conhecimento de prevenção e como os educadores podem trabalhar esses assuntos em sala de aula, diariamente”, ressalta o dentista.

Nos quase 20 anos de estrada promovendo ações de educação e cidadania na escola, o Instituto Brasil Solidário, já realizou mais de 11.500 atendimentos odontológicos, com a confecção de cerca de 500 próteses personalizadas e distribuição de até 140 mil kits de escovação, além da entrega de mais de 100 escovódromos montados em escolas de várias regiões do Brasil.

“Acreditamos que simples ações de prevenção em saúde dentro das escolas impactam favoravelmente o desenvolvimento municipal. Por meio de políticas públicas, conseguimos fazer com que muitos jovens não apresentem, em futuro, problemas graves como da ausência de dentes, muitas vezes extraídos por cáries, já na adolescência. O simples gesto de aprender a escovar os dentes, ou mesmo de lavar as mãos, pode trazer mudanças significativas de auto estima e inclusive de economia ao poder público, uma vez que muitos casos de problemas de saúde deixam de existir pela ação de prevenção e educação integrada. Isso já foi provado em dezenas de municípios em que atuamos nos últimos 17 anos”, afirmou Luis Salvatore, do Instituto Brasil Solidário.

Em Beberibe/CE, a Escola Desembargador Pedro de Queiroz, é a primeira do município a inaugurar o espaço de prevenção e saúde bucal dos alunos. Construído coletivamente, a partir das formações promovidas pelo IBS, o espaço foi montado com muita dedicação e capricho dos estudantes, utilizando materiais reutilizáveis, como pneus usados. Durante a inauguração, foram distribuídas 500 escovas dentárias e já foram reservados mais kits de escovação para serem entregues nos atendimentos odontológicos que serão realizados na escola.

Segundo a Diretora da Escola Desembargador Pedro de Queiroz, Rosângela Venâncio, a escola percebe a necessidade de se trabalhar com temas que envolvam o dia a dia dos alunos não só na parte prática, mas promovendo rodas de conversa e debates voltados para as questões de cidadania. “A inauguração do escovódromo foi uma alegria aqui na escola, acredito que esses assuntos são uma demanda necessária e muito importante de ser trabalhada, nossos professores já falavam sobre a necessidade de realizarmos ações que falassem também dessa questão das drogas e da sexualidade, então acreditamos que será um passo muito positivo para os alunos”, pontuou a Diretora.

Quebrando Tabus, pela informação
Assuntos complexos também serão tratados por meio de palestras de debates saudáveis com os jovens da escola Desembargador. Trazidos de forma mais aberta, por meio do diálogo, informação e principalmente respeitando-se diferentes pontos de vista, o Instituto acredita que temas como sexualidade e prevenção ao uso de drogas, podem ser debatidos sob um olhar mais humano, aonde a conversa e o acesso a informação – causas e consequências dentro de um projeto de vida - são capazes de trazer melhores resultados do que a simples “proibição pela proibição”.

Sobre o Programa de Desenvolvimento da Educação
O “Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE” atua por meio de seis áreas temáticas que conversam diretamente com o currículo escolar. São elas: incentivo à leitura, educação ambiental, uso de tecnologias em sala de aula e como instrumento ao protagonismo, valorização das artes regionais, prevenção e saúde e empreendedorismo.
Com resultados significativos em indicadores como IDEB, diminuição da evasão e aumento da frequência escolar, as ações acontecem por meio de atividades práticas, que acontecem unindo educadores, gestores, alunos e suas famílias. Esses são alguns dos diferenciais para que o processo de ensino aprendizagem seja mais eficiente e dinamizado, de modo criativo e significativo, proporcionando aos alunos formas de participação ativa na construção de seu próprio conhecimento, e aos professores e gestores, estratégias mais interessantes e prazerosas de condução de atividades pedagógicas. Por meio de políticas públicas e formação de uma rede de multiplicadores, garante-se ainda o processo de escala de parte dos serviços oferecidos a sociedade com a bandeira do “Juntos Construímos”.
As ações do Instituto no ano de 2017 contam com financiamento de: Palmeirinha Ação Social, Echo Energia, Instituto Samuel Klein, Machado Meyer Advogados, Tecnisa, OverSeas e Bank of América Merrill Lynch. Além deles, apoiadores pessoa física também realizam investimentos via leis de incentivo fiscal (Lei Rouanet).
No Ceará, o IBS já conta com o apoio de organizações como a Faculdades Nordeste – FANOR, Associação Caatinga, Instituto Beatriz e Lauro Fiuza - IBLF e a Social Brasilis, de Fortaleza. Os parceiros também estão em diferentes regiões do Brasil.
Atualmente, temos apoio de grandes referências em segmentos importantes para o desenvolvimento social como a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, além do reconhecimento da Rede Folha de Empreendedores Sócio Ambientais – Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, entre outros.


SERVIÇO

  • Palestra “Prevenção ao uso de drogas e sexualidade” - dia 13/11
Horário: 08 às 17h

  • Atendimento Odontológico -  dia 14/11
Horário: 08 às 18h
Local: Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz
(Rua: Jose Bessa, 561 - Centro - Beberibe – CE)
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.