Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Novidade - Projeto Baú de Leitura promove seminário para Bibliotecas comunitárias do Ceará



Após a entrega de 800 livros em duas comunidades na Semana das Crianças, o projeto promove agora o IV Seminário Baú de Leitura, nos dias 20 e 21 de novembro

Com a participação da contadora de histórias, escritora e musicista Bia Bedran, a ONG Casa do Conto promove, durante os dias 20 e 21 de novembro, o IV Seminário Baú de Leitura. O evento será realizado no auditório da Enel, apoiadora do projeto por meio da Lei do Mecenato Estadual – Secult/CE.

Durante o Seminário, terão oficinas sobre literatura infantil e música e será apresentado o aplicativo Mapa da Leitura, que viabiliza o cadastro de grupos para atuar com bibliotecas comunitárias. As comunidades interessadas em participar do projeto podem se cadastrar durante todo o ano. O evento contará também com a apresentação do grupo Tapera das Artes e a entrega de três baús, contendo 400 livros cada, para comunidades de Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Fortaleza.  

Seguem bibliotecas que serão beneficiadas, dia 21 de novembro:
21/11/2017
Biblioteca Comunitária do Horto
Juazeiro do Norte - Cariri
21/11/2017
Biblioteca Itinerante de Araponga
Santana do Cariri
21/11/2017
Biblioteca Comunitária Jornalista Neno Cavalcante
Fortaleza

A arte de contar histórias é mais do que nunca necessária porque quando ela se dá, seja num contexto pedagógico, numa roda informal de contos ou mesmo no que chamamos de “indústria do espetáculo”. A arte de contar história vem se instalando cada vez mais em contextos e vivências diversas, do ambiente de sala de aula aos espaços de shoppings. O maravilhoso contém elementos e valores ancestrais que vêm caminhando ao lado da existência humana em suas mais diversas culturas e, quando um conto é narrado, as imagens saltam diretamente para a imaginação criadora do ouvinte, seja ele criança ou adulto.

“Agora, o momento é de refletir e fazer mais um balanço da edição deste projeto, a 12ª desde a sua criação. O seminário reúne os profissionais envolvidos no processo e também é hora de celebrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas comunidades com os jovens e as crianças”, explica Almir Mota, coordenador do projeto, acrescentando que o baú vem se integrando cada vez mais nas comunidades de forma muito ativa, participando do dia a dia das pessoas como um espaço de lazer, lúdico, de encontro.

Participação especial

Bia Bedran nasceu em Niterói, em 1955. É mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, é professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, atriz e escritora. Entre 1973 e 1983 foi integrante do Quintal Teatro Infantil. É uma das fundadoras do Bloco da Palhoça, grupo musical que mescla composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais brasileiros.

Nas décadas de 80 e 90 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil. Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs. Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico. Há 25 anos Bia Bedran viaja pelo Brasil para ministrar oficinas de música e de formação de contadores de histórias para jovens e adultos.

Programação Seminário Baú de Leitura

Dia 20 de novembro, segunda-feira

8h - Coffee break  e credenciamento dos participantes
8h30min - Apresentação artística da Taperas das artes
9h - Videoconferência com Tairon CoelhoYasmim Wink e Guilherme Donada, criadores do aplicativo Mapa da Leitura
10h30min - Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto
14h - Oficina literatura infantil cearense, com Kelsen Bravos
14h - Oficina Musicalização na Biblioteca, com Thomé Holanda

Dia 21 de novembro, terça-feira

8h - Coffee break e credenciamento dos participantes
8h30min -  Palestra Sistematização de acervos, com a  Aparecida Lavor, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará.
10h30 - Relatos de experiências de bibliotecas comunitárias beneficiadas com o projeto
13h30min - Entrega de 03 Baús de Leitura e sorteios
14h30min - Palestra show com a contadora de histórias e musicista Bia Bedran

Inclusão social e cultural

A doação de acervos pelo projeto Baú de Leitura vai além da formação de bibliotecas comunitárias. Uma vez integrado através do cadastro de Bibliotecas Comunitárias da Secretaria de Cultura do Estado, o equipamento passa a integrar o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Ceará e ter benefícios que vão além do recebimento do acervo do projeto do Baú de Leitura.

Municípios

Neste ano, o projeto atendeu as cidades de: Senador Pompeu, Quixadá, Viçosa do Ceará, Itarema, Ipaporanga, Pentecoste, Palmácia, Crato, Crateús, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza, nos bairros Alagadiço Novo, Jardim Iracema e Praia do Futuro. Foram beneficiadas 12 bibliotecas comunitárias cadastradas junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas/CE gerida pela Secult/CE. Estão previstos ainda para esta edição a entrega de mais 15 baús de leituras.

Casa do Conto

Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar e fomentar o surgimento de novos espaços de leitura em comunidades de baixo IDH do Ceará. O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e jovens. O projeto já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais e está atualmente beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.

O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015).

Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/

Cadastre sua biblioteca:

O conceito de Biblioteca Comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado e tem por objetivo fomentar o acesso da comunidade à informação, ao livro a leitura. O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no sistema, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo.

Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias, na Biblioteca Pública do Ceará, através do e-mail: bcomunitariasce@gmail.com ou através dos telefones 3101-2546 ou 2547.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.