quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Oportunidade - Hospital Universitário Walter Cantídio realiza Mutirão de Câncer de Pele neste sábado, dia 2

No próximo sábado, dia 2 de dezembro, o Hospital Universitário Walter Cantídio, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza a 18ª edição do Mutirão do Câncer de Pele. O evento ocorrerá no Serviço de Dermatologia do HUWC (Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, Rodolfo Teófilo – ao lado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand), das 8h às 12h. Na oportunidade, serão distribuídas 350 fichas para atendimento. Por essa razão, recomenda-se que os interessados compareçam até as 11h de sábado.

De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do Hospital, Prof. Dr. José Wilson Accioly Filho, a campanha apresenta dois objetivos centrais: o diagnóstico precoce do câncer de pele e orientações sobre as medidas de fotoproteção. “No mutirão de 2016, realizamos 445 atendimentos, com a identificação de 64 casos de câncer de pele. Foi a maior casuística do nosso Serviço desde quando a campanha foi lançada, em 1998”, acrescenta o especialista.

Ao todo, 30 profissionais de saúde e administrativos estarão envolvidos na ação no HUWC. Ainda de acordo com o dermatologista, todos aqueles casos identificados no mutirão com necessidade de acompanhamento ambulatorial serão encaminhados para atendimento no próprio Serviço de Dermatologia do Hospital. Os casos cirúrgicos, caso existam, também serão tratados na unidade de saúde. Aqui no Ceará, além do Hospital Universitário Walter Cantídio, realizam ações semelhantes o Centro Dermatológico Dona Libânia e o Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Saiba mais

Com a mensagem “Se exponha, mas não se queime”, esta é mais uma ação da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada anualmente desde 1999 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em 2017, cerca de três mil dermatologistas voluntários prestarão atendimento, esclarecimento e aconselhamento quanto à importância de adotar medidas preventivas. O exame preventivo gratuito será realizado em torno de 130 postos de atendimento em todo o Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no País. A recomendação é de que as pessoas usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h.

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.