terça-feira, 14 de novembro de 2017

Oportunidade - Laboratório de Tipografia do Ceará promove evento Type12hCE no Departamento de Arquitetura da UFC


O Laboratório de Tipografia do Ceará (LTC), localizado no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, abre as portas ao público nesta sexta-feira, 17 de novembro, para o evento Type12hCE. A programação, aberta à comunidade interessada, inclui palestras, oficinas, minicursos, exposições e rodas de conversa sobre o atual cenário da tipografia e do design latinoamericanos, além de intervenções artísticas e apresentações musicais. 

As apresentações e debates se estendem ao longo de 12 horas, de meio dia à meia noite,e o acesso é livre até a lotação dos espaços. Para participar das oficinas, que têm vagas limitadas, é necessário realizar inscrição preliminar. Já a inscrição para os minicursos ocorrerá presencialmente no local.
A primeira edição do Type12hCE, realizada em outubro do ano passado, reuniu centenas de pessoas em seus espaços de discussão, entre estudantes, designers, professores, pesquisadores e artistas. Nesta edição, as palestras previstas serão Tipografia Cinética, com Paulo Alcobia (professor do Curso de Design da UFC); Letras e Pixação, com Ramon Sales (publicitário e artista urbano); Encadernação, com Julião Júnior (professor, artista visual, fundador do evento Baião Ilustrado e sócio do Estúdio Mono) e Latinotype, com Luciano Vergara (designer, tipógrafo e sócio da Latinotype, produtora de fontes chilena).

Serão ofertadas ainda as oficinas Encadernação, Tipografia Editorial, Impressão Serigráfica e Impressão 3D e Letterpress, ministradas respectivamente por Lia Alcântara (professora do Curso de Design da UFC), Felipe Goes (professor, designer e mestrando em Design Gráfico pela Universidade do Porto - Portugal), Rodrigo Gondim (professor, designer e sócio do estúdio de design Miligrama) e Nelson Quesado (engenheiro, músico e sócio da empresa de impressão 3D Edro). Os participantes também terão acesso aos os minicursos Desenho Tipográfico, com Humberto Costa (calígrafo e professor universitário), e História da Tipografia, com Alberto Gadanha (professor, designer, sócio da Opa! Escola de Design e produtor do festival Concreto). Fecham a programação uma mostra de filmes, um BARzar Tipográfico e a exposição Tipos Latinos 2016, composta por trabalhos selecionados para a VII Bienal de Tipografia Latinoamericana, pela primeira vez no Ceará.

O Departamento de Arquitetura da UFC fica na Av. da Universidade, 2890 – Benfica, em frente à Reitoria da UFC. Os horários de cada espaço da programação, as inscrições para os minicursos e oficinas e informações gerais sobre o evento estão disponíveis na fanpage do laboratório no Facebook (fb.com/labtipografiadoceara). 
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.