quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Política de Ações Afirmativas na Pós-graduação é tema de seminário na UFCA

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI-UFCA) realiza o I Seminário de Pós-graduação (I Sepós), no dia 30 de novembro, no auditório do campus Juazeiro do Norte.

Com o tema Debatendo a Política de Ações Afirmativas, o Seminário, que terá início às 8h30, traz para o debate a professora Luciene de Oliveira Dias, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que foi a primeira coordenadora das políticas afirmativas na pós-graduação da UFG, universidade pioneira na institucionalização dessas políticas. Além de Luciene Dias, participa da palestra “Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação: desafios e possibilidades”, às 9h30, o procurador da república, Rafael Ribeiro Rayol.

No turno da tarde, o seminário segue com a mesa redonda “A implantação da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da UFCA”, às 14h30, com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, professor Juscelino Pereira Silva; da coordenadora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, professora Maria Cleide Bernardino; e da Secretária de Acessibilidade, professora Cristina Rejane Feitosa Silva.

De acordo com a professora Rosilene Moreira, da Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPI, o tema já vinha sendo debatido em alguns espaços da UFCA. Daí surgiu a ideia de realizar o seminário, a fim de incluir a comunidade no debate e para atender a normativa n° 13, de 11 de maio de 2016, do Ministério da Educação (MEC), que dispõe sobre a indução de ações afirmativas para inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação das universidades e demais instituições de ensino superior.

Na UFCA, a PRPI amplia, em sua proposta de política afirmativa, a inclusão de pessoas trans (transgêneros e transexuais) nos cursos de pós-graduação. Esta proposta será apresentada no turno da tarde do evento.

Para participar, os interessados podem se inscrever através da Plataforma Forms (https://forms.ufca.edu.br/).

Sepós
Os Seminários de Pós-graduação ocorrerão de modo contínuo e fazem parte das ações do Comitê Permanente de Pós-graduação, tendo como objetivo divulgar e debater as questões e possibilidades de atuação da Coordenadoria de Pós-graduação da PRPI.

Comitê Permanente de Pós-graduação
O Comitê Permanente de Pós-graduação foi instituído na UFCA no dia 25 de agosto de 2017, com intuito de estruturar e consolidar a Política de Pós-graduação da UFCA com foco na gestão participativa, a partir da elaboração, revisão e atualização dos atos normativos relacionados à Pós-graduação. O Comitê é composto por dois docentes de cada unidade acadêmica e se reúne quinzenalmente, às sextas-feiras.


Confira a programação do I Sepós
Local: Auditório do campus Juazeiro do Norte

8h – Credenciamento

8h30 – Solenidade de abertura, com o reitor da UFCA, prof. Ricardo Ness; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Juscelino Pereira Silva, a coordenadora dos Programas de Pós-Graduação, profa. Maria Rosilene Cândido Moreira

9h30 – Palestra “Políticas de Ações Afirmativas na Pós-Graduação: desafios e possibilidades”. Palestrantes: Profa. Luciene de Oliveira Dias (UFG) e Procurador da República, Rafael Ribeiro Rayol

11h – Debate

14h30 – Mesa Redonda “A implantação da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação da UFCA”. Integrantes: Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Juscelino Pereira Silva; coordenadora do Mestrado Profissional em Biblioteconomia, profa Maria Cleide Bernardino; professora Zuleide Queiroz (PRODER); e coordenadora da Acessibilidade, profa. Cristina Rejane Feitosa Silva

16h30 – Debate
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.