quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Prefeitura de Fortaleza moderniza Bicicletar com novas bicicletas e interliga estações com fibra ótica


Foto: Thiago Gaspar

A Prefeitura de Fortaleza inicia mais uma etapa de modernização do Bicicletar, o sistema público de compartilhamento de bicicletas mais utilizado do Brasil. As medidas envolvem a renovação e a interligação das estações por meio de fibra ótica, câmeras de vídeomonitoramento 24 horas e, em breve, novas funcionalidades serão inseridas no aplicativo do sistema para ajudar ainda mais os ciclistas em seus percursos diários.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da Gestão Cicloviária do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), faz parte das ações para facilitar cada vez mais a vida dos ciclistas em Fortaleza. Dessa forma, a Serttel, empresa responsável por operar e dar manutenção técnica nos equipamentos, iniciou os serviços de renovação de grande parte das bicicletas e de ferramentas das estações do sistema e a interligação delas por meio de fibra ótica, fazendo com que os usuários das bikes tenham informações mais rápidas e precisas sobre o sistema, como a quantidade de bicicletas disponíveis em cada estação por meio do aplicativo, além de evitar que as estações fiquem fora de serviço.

Com isso, o sistema de compartilhamento de bicicletas de Fortaleza será renovado com 200 bikes até o final deste ano, sendo 100 para o Bicicletar até o final de novembro e mais 100 para o sistema Bicicleta Integrada até o final de dezembro.

Nessa nova etapa de modernização, as estações do Bicicletar estão recebendo câmeras de videomonotoramento que funcionarão 24 horas para que as equipes técnicas da Serttel acompanhem seu desempenho em tempo real. Além de proporcionar um serviço mais rápido aos usuários, a ação vai possibilitar mais segurança aos usuários do Bicicletar. Todas as estações receberão câmeras progressivamente.

A Serttel informa que essas operações podem desativar temporariamente algumas estações e, por conta disso, a administração do sistema recomenda que os usuários consultem o aplicativo ou o site do Bicicletar antes de se dirigirem às estações para solicitar as bicicletas.

Ao longo do mês de dezembro, será disponibilizado, para os sistemas Android e iOS, a nova versão do aplicativo do Bicicletar, que vai oferecer mais funções e serviços específicos aos ciclistas, como, por exemplo, a possibilidade de informar em tempo real, por meio de chamada ou mensagem, possíveis demandas que precisem ser solucionadas pela empresa operadora do sistema.

Até o momento, o Bicicletar realizou 1.814.410 viagens (até 09:00 do dia 06/11/17) e também deixaram de ser emitidas mais de 655 toneladas de gás carbônico na atmosfera (até 09:00 do dia 06/11/17) com a utilização das bicicletas compartilhadas, já que esse seria o montante produzido caso essas viagens tivessem sido realizadas por carros. O Bicicletar contabiliza atualmente uma média de 6,1 viagens por bicicleta diariamente, apresentando uma maior utilização em dias úteis. Após a consolidação do sistema com 80 estações, foi verificada uma média de 2.600 viagens em dias úteis. Já aos finais de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2.100 viagens por dia.

Os números continuam apontando que o Bicicletar ainda permanece no ranking como o sistema mais utilizado no Brasil. Estudo feito pela Gestão Cicloviária também revela que 88% dos usuários consideram o Bicicletar “Bom” ou “Ótimo”; 75% dos usuários têm entre 15 e 35 anos de idade; 60% escolhem o sistema, pois realiza deslocamento mais rápido; cerca de 38% dos usuários são estudantes e cerca de 33% dos usuários são mulheres.

Por conta dessa alta demanda de uso das bicicletas e estações, iniciou-se, durante o mês de setembro, a revisão técnica dos equipamentos, além da renovação da sinalização, conforme informado no aplicativo para celular e no site do sistema. Essa operação desativou temporariamente algumas das estações. O serviço de manutenção periódica é necessário e esse trabalho tem por objetivo garantir que o programa Bicicletar permaneça como o sistema de compartilhamento de bicicletas mais utilizado do Brasil.

A Prefeitura de Fortaleza não tem custo algum com o Bicicletar, pois o programa é patrocinado pela Unimed Fortaleza e a empresa Serttel é a responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema.

Serviço
Acesso ao Bicicletar: www.bicicletar.com.br

Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.