Pular para o conteúdo principal

Agefis apreende cerca de mil litros de lixo em operação contra descarte irregular no Vila União

  Prefeitura de Fortaleza intensifica fiscalização e apela à colaboração da comunidade contra descarte irregular de resíduos   COMPARTILHAR   Durante a operação, o veículo envolvido foi apreendido e o responsável autuado A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) flagrou mais um caso de descarte irregular de resíduos sólidos. A ação ocorreu no final da tarde de quinta-feira (18/04), no bairro Vila União, onde cerca de mil litros de lixo estavam sendo despejados em área pública quando os fiscais agiram. A operação recebeu o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza. A Prefeitura, por meio da equipe da Agefis, tem aumentado a vigilância em relação ao descarte inadequado de resíduos em toda a cidade. As equipes de fiscalização estão ativas dia e noite, realizando vistorias em locais suscetíveis a serem utilizados como pontos de descarte, além de responder às denúncias da população. Segundo os fiscais responsáveis, a maioria dos resíduos dessa f

Recomendo! Obras de Arnaldo Antunes, fanzine, sociologia e patrimônio são temas das oficinas e cursos da CAIXA Cultural Fortaleza


Toda a programação é gratuita e ocorre dentro do projeto
de arte educação Gente Arteira

Imagem inline 1
Arnaldo Antunes na CAIXA Cultural Fortaleza. Crédito: Paulo Winz




O programa educativo Gente Arteira, da CAIXA Cultural Fortaleza, está com uma programação bem variada para o mês de dezembro. As inscrições para todas as atividades podem ser realizadas pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br.

As primeiras atividades estarão relacionadas com a exposição Palavra em Movimento, do multiartista Arnaldo Antunes, que segue na CAIXA Cultural Fortaleza até o dia 22/12/17. Nos dias 02 e 03 de dezembro, será realizada a oficina “O fio das palavras” das 14h às 18h. Na ocasião, os interessados vão ter a chance de confeccionar bordados por meio de reprodução, tendo como referência desenhos e caligrafias das obras de Arnaldo, que estão expostas na Caixa Cultural. Como artista múltiplo, Arnaldo Antunes estende os limites da poesia em distintas direções, inclusive no bordado, um suporte a ser acrescentado como mais uma forma de retirar a poesia do papel.

A oficina é ministrada por Fátima Sena, graduada em Letras, com especialização em Arte-Educação, e Mestrado em Literatura sobre a obra de Arnaldo Antunes. Sempre esteve ligada aos trabalhos manuais, incluindo o bordado. Atua como professora do Estado, elaborando projetos que mesclam literatura e arte. As inscrições podem ser feitas de 28 a 30 de novembro. Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição. Classificação: a partir de 16 anos.  

A segunda atividade com a temática da exposição será a oficina “As palavras, as imagens e as coisas: mediação de sentidos em museus e espaços culturais”, que vai ser realizada no dia 09 de dezembro de 2017, das 9h às 18h. Aqui, a ideia é propor uma reflexão sobre a mediação de sentidos em museus e espaços culturais a partir de imagens, palavras (conceitos) e objetos, neste contexto, compreendidos como dispositivos que não apenas comportam sentidos, mas os provocam e os rearranjam, possibilitando novas conexões a cada deslocamento.

Ministra por Eliene Magalhães, Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Metodologia do Ensino de História e coordenadora de acervo e pesquisa no Museu da Imagem e do Som do Ceará, a oficina recebe inscrições entre os dias 05 e 07 de dezembro. Capacidade: 35 vagas. Classificação: professores, educadores e profissionais de áreas afins a partir de 18 anos.


Fanzine

Já no dia 16 de dezembro, das 9h às 18h, o Gente Arteira realiza a oficina “Zines – objetos mutantes”, com Fernanda Meireles. Destinado para artistas, arte-educadores e interessados a partir de 16 anos, o encontro pretende dar a oportunidade aos alunos de desenvolver discussões e produções coletivas em fanzines, abordando seus aspectos históricos, estruturais e filosóficos. As inscrições podem ser feitas de 12 a 14 de dezembro. Capacidade: 20 vagas.

Fernanda Meireles é zineira, escritora e artista visual. Graduada em Letras, especialista em Arte-educação e mestre em Comunicação Social pela UFC, na linha Mídia e Práticas Socioculturais, pesquisou a produção de subjetividade e rede a partir da correspondência física entre zineiros de Fortaleza.

Cursos

Entre os dias 05 e 09 de dezembro, das 17h às 21h, acontece o curso “Como a Sociologia pode nos ajudar a pensar sobre as artes?”. Trata-se de um convite ao público, a partir de 18 anos, a se familiarizar com o modo como a sociologia problematiza a relação arte-sociedade, desnaturalizando concepções estabelecidas por meio da aplicação de recursos teóricos a exercícios práticos com imagens. Os interessados podem se inscrever de 28 de novembro a 01 de dezembro. Capacidade: 20 vagas.

A oficina vai ser ministrada por Kadma Marques, que possui vasta experiência na temática abordada. Ela é Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e realizou estágio como bolsista na Université Lumière Lyon2. É professora adjunto do curso de Ciências Sociais e membro efetivo do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Para finalizar, de 12 a 16 de dezembro de 2017, das 17h às 21h, será realizado o curso “Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil”, que tem o objetivo de promover a reflexão sobre o desenvolvimento, no Brasil, de práticas preservacionistas a partir do século XIX. A proposta busca fugir de um enfoque cronológico, apresentando aos alunos uma discussão a partir de cinco grandes temáticas: o colecionismo (estatal e privado); nação e nacionalismos; políticas públicas para o patrimônio cultural (federal e estaduais); poder e participação popular; e, relações internacionais.

O curso é ministrado por Yazid Costa, graduado em História (UFC), mestre em Memória Social (UNIRIO) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Patrimônio e Memória(GEPPM); e Josiane Vieira, Museóloga do Memorial da UFC, Mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST), Graduada em História (UFC) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (UFC/CNPq). As inscrições acontecem de 05 a 08 de dezembro. Capacidade: 40 Vagas. Classificação: a partir de 18 anos.
  
ServiçoPrograma Educativo Gente Arteira – atividades para dezembro
Programação Gratuita

Oficina: O Fio das Palavras
Data: 02 e 03 de dezembro de 2017
Horário: 14h às 18h
Inscrições: entre os dias 28 e 30 de novembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição


Oficina: As palavras, as imagens e as coisas: mediação de sentidos em museus e espaços culturais
Data: 09 de dezembro
Horário: 9h às 18h
Inscrições: entre os dias 05 e 07 de dezembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 30 vagas, por ordem de inscrição

Exposição: Palavra em Movimento – Arnaldo Antunes
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Período: Até 22 de dezembro de 2017
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingo, das 12h às 19h
Classificação indicativa: Livre
Entrada gratuita

Oficina: Zines – Objetos Mutantes
Data: 16 de dezembro de 2017
Horário: 09 h às 18h
Inscrições: entre os dias 12 e 14 de dezembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 16 anos
Capacidade: 20 vagas, por ordem de inscrição

Curso: Como a Sociologia pode nos ajudar a pensar sobre as artes?
Data: 5 a 9 de dezembro
Horário: 17h às 21h
Inscrições: de 28 de novembro a 01 de dezembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 30 vagas, por ordem de inscrição

Curso: Histórias do Patrimônio Cultural do Brasil
Data: 12 a 16 de dezembro
Horário: 17h às 21h
Inscrições: entre os dias 05 e 08 de dezembro, pelo email gentearteira.ce@caixa.gov.br
Classificação indicativa: 18 anos
Capacidade: 40 vagas, por ordem de inscrição

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.