quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Big Band Unifor faz apresentação com entrada franca neste sábado, 9/12, no CCBNB, encerrando a temporada do Jazz em Cena



A Big Band Unifor, regida pelo maestro Robson Lima, realiza apresentação especial neste sábado, 9/12, às 19h, com entrada franca, no Centro Cultural Banco do Nordeste, encerrando a temporada 2017 do projeto Jazz em Cena, que ao longo de todo o ano promoveu shows com grandes nomes da música do Ceará homenageando artistas referenciais para a história do jazz. A convite do Jazz em Cena, a Big Band, formada por músicos de excelência, preparou um show especial em tributo à Era do Swing, ressaltando o jazz das big bands no encerramento da programação 2017 do projeto. O show integra a programação da Virada Cultural do CCBNB, que começa às 10h30 de sábado.

A era das big bands marcou para sempre a história do jazz, com a revolução do swing conquistando os ouvintes nos Estados Unidos e em boa parte do mundo, na década de 30. Inclusive com grande influência sobre a música brasileira.

Para prestar uma homenagem a esse importante momento, a Big Band Unifor, regida pelo maestro Robson Lima e formada por músicos reconhecidos entre os melhores do Ceará, aceitou o convite do projeto Jazz em Cena e do CCBNB para preparar um novo e especial espetáculo: "A Era do Swing - O Jazz das Big Bands".

A Big Band Unifor conta com instrumentos típicos das grandes bandas da era do swing, com saxofones, trompetes, trombones, guitarra, piano, baixo acústico e bateria. Grandes nomes da era das big bands, como Louis Armstrong, Glenn Miller, Benny Goodman e Duke Ellington, serão celebrados na apresentação, que reunirá número recorde de músicos, em relação aos shows anteriores do projeto Jazz em Cena. 

Outro diferencial do grupo é contar com arranjos de grandes nomes do cenário cearense e nacional, como William Ciríaco e Luciano Franco, integrantes da Big Band, Nilson Vieira, Nelson Faria e Bob Lowden, entre outros.

A Big Band Unifor, que vem se destacando em apresentações em eventos como o Festival Jazz & Blues em Guaramiranga e o Festival Eleazar de Carvalho, promete um presente especial ao público, nestas festas de fim de ano, encerrando a programação de um ano que foi dos mais especiais para o Jazz em Fortaleza, com o surgimento do projeto Jazz em Cena e com o reforço da presença dos músicos cearenses de inspiração jazzística em diversos centros culturais, bares, restaurantes e outros espaços da arte em nosso Estado.

"Todos que fazem o projeto Jazz em Cena estão muito felizes e entusiasmados com a presença da Big Band Unifor. Será uma apresentação especial, para fechar o ano, encerrar em grande estilo o calendário de shows que passaram, ao longo de 2017, pelas várias vertentes do jazz, desde homenagem às grandes cantoras, como Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Rosa Passos, até tributos aos mestres instrumentistas e compositores, como Charlie Parker, Chick Corea, John Coltrane, Thelonious Monk, Dave Brubeck, entre vários outros", destaca o jornalista Dalwton Moura, um dos idealizadores e produtores do projeto.

"Agradecemos a todos os envolvidos, músicos, parceiros e principalmente o público. O jazz voltou a viver um momento de alta em Fortaleza, com muitas casas voltando a abrir suas portas para essa forma de fazer, pensar e vivenciar a música. O Jazz em Cena vem procurando dar sua contribuição a esse movimento, sempre ressaltando todo o talento, a virtuose e a expressão dos músicos do Ceará, sem dúvida entre os melhores do Brasil e do mundo", acrescenta.

Mais sobre o Jazz em Cena
Entre os objetivos do projeto "Jazz em Cena" estão contribuir para atender a grande demanda de público por mais shows de jazz em Fortaleza, apresentar a novos ouvintes a obra de grandes mestres da música, ressaltar o talento, a criatividade e o virtuosismo dos instrumentistas cearenses, de grande produção autoral, mas também capazes de recriar, a seu modo, trabalhos musicais históricas por sua beleza e sua importância.

O novo projeto se soma a outros que vêm sendo mantidos na capital cearense, como o Ceará Jazz Series, realizado desde 2015 no Teatro Dragão do Mar, o tradicional Festival Jazz & Blues (promovido em Guaramiranga e Fortaleza desde 2000), o Jeri Choro Jazz(desde 2009), os festivais instrumentais do Centro Cultural Banco do Nordeste e os shows promovidos em diversas casas noturnas, bares, restaurantes, teatros, centros culturais e espaços alternativos, formando uma rede crescente de opções para o público amante do jazz, com produções se ampliando ao longo de todo o ano. 

O Centro Cultural Banco do Nordeste fica na Rua Conde D´Eu, 560, Centro de Fortaleza. Todos os shows do Jazz em Cena têm entrada franca.
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.