Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio, uma plataforma e uma de comando operacional. Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa. O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e
O documentário Aeroporto Central (Zentralflughafen THF), de Karim Aïnouz, foi anunciado esta manhã como um dos filmes selecionados para a mostra Panorama do 68O Festival de Berlim, que acontece entre 15 e 25 de fevereiro de 2018. Uma coprodução entre Alemanha, França, Brasil, o longa – o primeiro do cineasta totalmente falado em língua estrangeira - tem como pano de fundo o antigo aeroporto de Tempelhof, na capital alemã, uma das construções mais emblemáticas do regime nazista, que há dez anos foi desativada para voos mas até hoje permanece como um ponto de chegadas e partidas: enquanto o seu entorno se transformou em área de lazer para os berlinenses, em seu interior encontram-se abrigadas cerca de 3.000 pessoas à espera de asilo na Alemanha, oriundas da recente onda migratória que assolou o Oriente Médio.
Aïnouz acompanha a vida dentro dos hangares e no parque do aeroporto seguindo o jovem sírio Ibrahim Al-Hussein, de 18 anos. O garoto morou no local durante um ano, até saber se seria beneficiado com a permissão de residência no país ou se seria deportado. Através do olhar de Ibrahim e suas descobertas, o filme remete Berlim de volta a uma surpreendente tensão entre crise e utopia, entre a necessidade de partir e o desejo de ficar.
Essa circularidade temporal está presente não apenas na narrativa mas no contexto histórico do próprio edifício: menina dos olhos de Adolf Hitler, que queria transformá-lo no “aeroporto mais bonito do mundo”, Tempelhof funcionou como abrigo para a população alemã durante a Segunda Guerra Mundial e serviu de base para os aliados norte-americanos durante a Guerra Fria. Hoje, é o maior parque público de Berlim.
Esta é a segunda vez que Karim Aïnouz tem um filme selecionado para a Berlinale. Em 2014, o cineasta esteve presente com duas obras – o longa Praia do Futuro, único representante brasileiro na mostra competitiva daquele ano, e o documentário Catedrais da Cultura, filmado em 3D, que reunia seis diretores, incluindo o autor e produtor do projeto, o alemão Wim Wenders.
Aeroporto Central é uma produção ARTE/RBB, Lupa Film, Les Films D’Ici, Mar Filmes, Cinema Inflamável.
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