quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Férias no Dragão tem abertura oficial com shows gratuitos de Ave Sangria (PE), Abidoral Jamacaru (CE) e Trovador Eletrônico (CE)

Imagem inline 1
No dia 6 de janeiro, a Noite Psicodelia do Sertão festeja a produção musical do Nordeste com dois grandes nomes do gênero, além de show de abertura do Trovador Eletrônico, de Sobral. A programação é gratuita e será realizada no Anfiteatro, a partir das 19h

          O ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, abre oficialmente a edição de 2018, no próximo dia 6 de janeiro, com a Noite Psicodelia do Sertão. A programação começa às 19h, no Anfiteatro, com shows da banda Trovador Eletrônico (Sobral), do cantor e compositor cearense Abidoral Jamacaru e do grupo pernambucano Ave Sangria, ícone do rock brasileiro psicodélico dos 1970. O acesso é gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do Anfiteatro, no Dragão. As Férias no Dragão têm realização do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
         A Noite Psicodelia do Sertão leva ao palco do Dragão a música de sotaque nordestino, mas com experimentações criativas que misturam o peso do rock e dos blues às raízes musicais dançantes do Nordeste. Natural do Crato, Abidoral Jamacaru é um dos mais reconhecidos representantes da música popular produzida na região do Cariri. Teve participação fundamental nos movimentos artísticos contraculturais da década de 1970, no Ceará, que tinham a intenção de aproximar o regional do universal. No show do Dragão, Abidoral Jamacaru & Banda seguem essa vertente, convidando o público a girar em cirandas, a dançar na batida do côco e a sentir a força dos riffs do rock e do blues. Com um repertório repaginado, Abidoral traz músicas de grandes compositores da contracultura, além de consagrados sucessos autorais e músicas do futuro CD.
          Um dos maiores sucessos do rock psicodélico da década de 1970, no Brasil, a banda pernambucana Ave Sangria se apresenta pela primeira vez, em Fortaleza, também nesta noite. À capital cearense, o grupo traz o show icônico do álbum, “Ave Sangria”, lançado em 1974 e que marcou época. A música dos roqueiros pernambucanos mistura sons do folclore local com o rock e a psicodelia dos anos 70. Inicialmente, o grupo se chamou “Tamarineira Village”, mas tempos depois acabou adotando o nome “Ave Sangria” que, segundo conta a lenda, foi sugestão de uma cigana que os integrantes conheceram no interior da Paraíba. “O sangria, pelo lado forte, sanguíneo, violento do Nordeste. O ave, pelo lado poético, símbolo da liberdade do nosso trabalho”, explica o vocalista Marco Polo. Da formação original, os sessentões Marco Polo (vocais), Almir de Oliveira (violão e voz) e Paulo Rafael (viola e guitarra) convidaram os músicos Juliano Holanda (baixo), Junior do Jarro (bateria) e Gilú Amaral (percussão) para integrar essa nova fase da Ave Sangria.

Porto Dragão
          Abre a Noite Psicodelia do Sertão a banda Trovador Eletrônico, de Sobral, apresentando o show “Outros cearenses”, que traz canções autorais e versões de músicas de artistas que são influência da banda, como Daniel Groove, Soledad e Cidadão Instigado, além das canções do “Pessoal do Ceará”. A vinda de artistas de Sobral para a programação das Férias no Dragão é resultado de parceria entre os projetos Circuladô e Porto Dragão do Mar. Realizado pela Prefeitura Municipal de Sobral através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer e da ECOA Sobral, o Circuladô é um programa experimental de circulação e agenciamento de grupos artísticos sobralenses. Já o Porto Dragão é um projeto do Instituto Dragão do Mar, cujo objetivo é fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens. Além do Trovador Eletrônico, se apresentam ainda, no palco do Dragão, os sobralenses C Magrão, no dia 19, e Chico Muçambê e a Cambada, no dia 13 de janeiro.

SERVIÇOAbertura das Férias no Dragão 2018 – Noite Psicodelia do SertãoQuando: dia 6 de janeiro de 2018Hora: 19hOnde: Anfiteatro do Centro Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)Acesso gratuito, com retirada de ingressos duas horas antes, na bilheteria do AnfiteatroClassificação etária: 18 anos
Enviar

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.